Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

09 Junho de 2015 | 18h15 - Actualizado em 10 Junho de 2015 | 06h17

Angola: Plano de gestão de resíduos hospitalares contribui para defesa da saúde e ambiente

Luanda - O plano estratégico de gestão de resíduos hospitalares, já em fase de execução nos hospitais públicos e privados, vai contribuir para melhor defesa da saúde pública e do ambiente, considerou, terça-feira, em Luanda, o ministro da Saúde, José Van-Dúnem.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro da Saúde, José Van-Dúnem

Foto: Francisco Miudo

Intervindo no seminário sobre “Gestão de Resíduos Hospitalares”, realizado em parceria com o Ministério do Ambiente, José Van-Dúnem reiterou o seu “forte” compromisso em trabalhar para a implementação da gestão e tratamento dos resíduos, com a utilização de tecnologias e equipamentos amigos do ambiente, e que não sejam  mais uma fonte de contaminação atmosférica do solo ou das populações.

José Van-Dúnem admitiu que nos últimos anos aumentou a produção do volume de resíduos  hospitalares, que podem ter um impacto indesejável na saúde pública e no ambiente, fruto do aumento do acesso aos serviços de saúde com a entrada em funcionamento de novas infra-estruturas  e com a utilização de equipamentos  de alta complexidade.

“A gestão dos resíduos hospitalares nos serviços de saúde é uma preocupação  fundamental para a saúde pública e para o ambiente, constituindo um importante indicador sanitário, económico e social”, admitiu José Van-Dúnem.

Acrescentou que em Angola aumenta a preocupação com os cuidados a ter com os resíduos hospitalares, sobretudo quando associados ao estado de vulnerabilidade do  saneamento básico ainda existente, tendo em conta o impacte que tem  sobre a transmissão de doenças.

Os resíduos hospitalares, alertou, podem conter agentes biológicos, químicos e radioactivos capazes de propagar doenças.

Por isso,  prosseguiu o governante, a sua gestão tem vindo a assumir uma grande  importância em todo o mundo, tendo sido criada,  em Angola, uma legislação  especifica para o seu devido cuidado.

O evento, testemunhado pela ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim, decorreu sob lema “Angola 40 anos, Ambiente Puro, mais Saúde e mais Qualidade de Vida”.

Neste  seminário foram apresentados documentos sobre o regulamento para gestão dos resíduos hospitalares e sua implementação prática, o plano estratégico para a gestão  de resíduos hospitalares, entre outros.

Assuntos Ambiente   Saúde  

Leia também
  • 03/02/2019 16:33:37

    Tempo em Angola

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 de segunda-feira (dia 04), para a região Norte do país, a ocorrência de chuva moderada a forte, acompanhada por vezes de trovoada em alguns municípios das províncias do Zaire, Cabinda, Bengo, Uíge, Malanje, Lunda Sul e Lunda Norte durante a manhâ e ao entardecer.

  • 02/02/2019 19:21:32

    Previsão do tempo

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 de domingoo (dia 03), para a região norte do país, a ocorrência de chuva fraca a moderada, acompanhada, por vezes, de trovoada em alguns municípios das províncias de Cabinda, Malanje, Lunda Norte e Lunda Sul durante a noite e ao longo da tarde.

  • 01/02/2019 15:33:06

    Fixada quota para importação de hidroclorofluocarbonos

    Luanda - Cento e setenta toneladas de hidroclorofluocarbonos (HCFCs) é quantidade que 42 empresas em Angola estão autorizadas a importar este ano.

  • 01/02/2019 14:04:23

    Elaboração de relatório sobre biodiversidade previsto para Março

    Luanda - A elaboração do sexto Relatório Nacional para a Convenção da Biodiversidade (6RNB) está prevista para Março de 2019, devido a transferência tardia dos fundos, no valor de 207.551 dólares.