Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

12 Novembro de 2017 | 20h35 - Actualizado em 13 Novembro de 2017 | 11h38

Angola na reunião de Alto Nível da COP23

Luanda- Angola participa de 15 a 16 deste mês, em Bona, Alemanha, na reunião do segmento de Alto Nível da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP23).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra do Ambiente, Paula Cristina Francisco Coelho

Foto: Pedro Parente

A  ministra do Ambiente, Paula  Francisco, que segue hoje para o local, representa Angola no segmento que conta com a participação de ministros e quadros seniores de países membros.

Desde o dia 05 que Angola está presente no local com uma equipa que participa dos trabalhos de peritos.

De acordo com uma nota chegada à Angop, Angola vai apresentar à reunião uma declaração cuja incidência recai sobre a sua Estratégia Nacional sobre as Alterações Climáticas.

A conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2017 tem por objectivo lançar as nações para o próximo nível de ambição necessário para enfrentar o aquecimento global e colocar o mundo no caminho de desenvolvimento mais seguro e próspero.

A Conferência, que se realiza apenas dois anos após adopção do Acordo de Paris, prevê impulsionar o dinamismo das cidades, estados, regiões, territórios, negócios e sociedade civil em apoio aos planos nacionais de acção climática.

O encontro visa impulsionar a questão do objectivo em torno dos níveis da temperatura internacionalmente acordado e os objectivos amplos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Acordo de Paris entrou em vigor a 04 de Novembro de 2016. A primeira sessão da Conferência das Partes que actua como Reunião das Partes no Acordo de Paris (CMA 1) ocorreu em Marraquexe, Marrocos, de 15 a 18 de Novembro de 2016.

O Acordo de Paris baseia-se na Convenção e, pela primeira vez, trouxe todas as nações para uma causa comum, empreendendo esforços ambiciosos para combater às alterações climáticas e adaptar-se aos seus efeitos, com um apoio reforçado para ajudar os países em desenvolvimento a  implementá-lo.

O objectivo central do Acordo de Paris é fortalecer a resposta global às ameaças das mudanças climáticas, mantendo um aumento da temperatura global, neste século, bem abaixo de 2 graus Célsius, acima dos níveis pré-industriais e buscando esforços para limitar o aumento da temperatura até mais de 1,5 graus Célsius .

Além disso, o acordo visou o fortalecimento da capacidade dos países para lidar com os impactos das mudanças climáticas.

Assuntos Clima  

Leia também
  • 11/07/2017 17:55:08

    Angola participa em reunião sobre Protocolo de Montreal

    Luanda - Uma delegação angolana chefiada pelo secretário de Estado para as Novas Tecnologias e Qualidade Ambiental, Syanga Abílio, participa desde hoje (terça-feira) na 39ª Reunião da Composição aberta das Partes do Protocolo de Montreal, em Banguecoque (Tailândia), que vai até 14 de Julho de 2017.

  • 08/07/2017 15:28:03

    Angola: Previsão do Tempo

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 12h00 de domingo (dia 09), para a região norte de Angola, céu parcialmente nublado, alternando com períodos de céu muito nublado pela madrugada e manhã.

  • 17/06/2017 13:59:23

    Angola: Previsão do Tempo

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 12h00 de domingo (dia 18), para a região norte de Angola, céu parcialmente nublado, alternando com períodos de céu muito nublado ao entardecer, em quase toda a circunscrição.