Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

13 Dezembro de 2017 | 18h46 - Actualizado em 13 Dezembro de 2017 | 20h08

Aumenta número de Palancas Negras no Parque Nacional de Cangandala

Luanda - O número de crias de Palancas Negras Gigantes controladas no santuário do Parque Nacional de Cangandala, província de Malanje, passou de dez em 2009, para 60 este ano, informou hoje (quarta-feira), o responsável da Fundação Kissama, Vladimir Russo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Palancas Negra

Foto: Angop

Em declarações à Angop, durante o workshop sobre Validação da Estratégia Nacional da Biodiversidade, Vladimir Russo frisou que na reserva do Luando contabilizam-se cinco manadas de palancas, com uma população entre os 120 a 130 animais, entre fêmeas e machos.

O responsável defendeu a união e colaboração de todas as forças da sociedade no combate a caça furtiva, visto que a “Palanca Negra Gigante ainda se encontra numa situação crítica e de risco iminente de extinção”.

Segundo disse, este ano prevêem realizar acções de grande importância que serão oportunamente  discutidas entre os parceiros, para a sobrevivência desta espécie rara.

Reconheceu que a principal preocupação é a caça furtiva havendo, sugeriu ser necessário investir na protecção da palanca. Apesar dos esforços actuais, o animal continua a ser perseguido pelos caçadores furtivos, sobretudo na reserva integral do Luando.

Fez saber que armadilhas especificas para a caça deste animal foram encontradas em meados de 2016, além de outras ocorrências como ferimento de algumas que escaparam do abate.

Assuntos Animais   Parques  

Leia também
  • 11/09/2018 12:21:38

    Governo avalia caça furtiva no parque do Maiombe

    Luanda - Um diagnóstico sobre a caça furtiva no Parque Nacional do Maiombe, em Cabinda, está a ser elaborado pelo Ministério do Ambiente, no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES).

  • 03/08/2018 19:31:56

    Ministra preocupada com espécies de animais ameaçadas em extinção

    Luanda - A ministra do Ambiente, Paula Francisco, mostrou-se hoje (sexta-feira), em Luanda, preocupada com o elevado número de espécies animais da fauna e da flora nacional ameaçadas ou em vias de extinção abrangidas na Lista Vermelha das Espécies de Angola.

  • 02/08/2018 16:16:37

    Lançamento da lista vermelha das espécies em Angola

    Luanda - O Ministério do Ambiente, no âmbito da implementação da Estratégia Nacional de Conservação da Biodiversidade procede ao lançamento, sexta-feira, da lista vermelha das espécies da fauna e da flora em extinção e vias de extinção no país.

  • 24/02/2018 06:06:55

    Cuando Cubango: Caçadores furtivos abatem 11 elefantes no Rivungo

    Menongue - Pelo menos 11 elefantes foram abatidos por caçadores furtivos em 2017 no município do Rivungo, província do Cuando Cubango, revelou hoe (sábado) à Angop o administrador municipal local, Júlio Vidigal.