Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

12 Setembro de 2017 | 14h47 - Actualizado em 12 Setembro de 2017 | 14h28

Camada de ozono e sua conservação é tema de palestra

Luanda - A camada do ozono e a sua conservação é tema de uma palestra a ser realizada a 16 de Setembro, pelo Movimento Folha Verde e Mediateca de Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Estratosfera (foto divulgação)

Foto: Foto preparada por Zita Gonçalves

A actividade, que se realiza para celebrar o "Dia Mundial da Preservação da Camada do Ozono, destina-se ao estímulo da reflecção sobre questões à volta da importância e preservação da Camada de Ozono, bem como o impacto de outros agentes nocivos na atmosfera, condicionando, consequentemente, a qualidade do ar na terra.

A camada de ozono é uma região da estratosfera terrestre que concentra altas quantidades de ozono (gás formado a partir da combinação de três átomos de oxigénio) entre 15 e 35 quilómetros de altitude e com cerca de 10 km de espessura com aproximadamente 90 porcento do ozono atmosférico.

Os gases na camada de ozono são tão rarefeitos que, se comprimidos à pressão atmosférica a nível do mar, a sua espessura não seria maior que alguns milímetros. Este gás é produzido nas baixas latitudes, migrando directamente para as altas latitudes.

Grande parte da energia solar é absorvida e reemitida pela atmosfera. Se chegasse em sua totalidade à superfície do planeta, esta energia o esterilizaria. A camada de ozono é uma das principais barreiras que protegem os seres vivos dos raios ultravioletas (UV). O ozono deixa passar apenas uma pequena parte dos raios U.V. benéfica.

No 16 de Setembro, em 1987, foi assinado o Protocolo de Montreal, um tratado internacional em que os países signatários assumem o compromisso de substituir as substâncias que provocam dano na camada de ozono, para a redução da emissão de gases nocivos.


A  Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a data como Dia Mundial da Preservação da Camada do Ozono. Esta comemoração mundial pretende ser uma oportunidade para alertar o mundo sobre a necessidade de uma acção global, nacional e regional, tendo em vista a protecção da camada de ozono.

Assuntos Ambiente  

Leia também
  • 11/09/2017 13:06:14

    Previsão do Tempo em Angola

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, das 12h00 de hoje às 12h00 de terça-feira, para a região norte de Angola, a ocorrência de chuva fraca a moderada acompanhada, por vezes, de trovoadas em alguns municípios das províncias do Zaire, Uíge e Lunda Norte.

  • 08/09/2017 13:13:24

    Previsão do Tempo em Angola

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, das 12h00 de hoje às 12h00 de sábado, para a região norte de Angola, a ocorrência de chuva fraca ou chuvisco pela noite ou madrugada no norte do Uíge, com neblina ou nevoeiro matinal em alguns municípios de Cabinda, Zaire, Uíge, Bengo, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Malanje e Lunda Norte.

  • 08/09/2017 05:00:54

    Cunene: IDF planta mais de mil árvores diversas em sete meses

    Ondjiva - Mil e 370 mudas diversas foram plantadas na província do Cunene, no periodo de Janeiro a Julho, do ano em curso, pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), no âmbito do programa de repovoamento florestal no país.