Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

07 Dezembro de 2018 | 10h23 - Actualizado em 07 Dezembro de 2018 | 10h23

Relançado projecto de plantação de eucaliptos na Ganda

Ganda - Cinquenta e sete mil plantas de eucaliptos estão ser plantadas desde quinta-feira, no Alto Catumbela, município da Ganda (Benguela), no quadro de repovoamento de perímetros florestais da antiga Companhia de Celulose e Papel de Angola (CCPA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O projecto concebido pela empresa Estrela da Floresta, que entra na sua segunda fase de execução, vai, nos próximos quatro meses, permitir a plantação de 57 mil eucaliptos da espécie dunni, numa área preparada de 40 hectares.

A empresa Estrela da Floresta plantou, na primeira fase que decorreu de Março a Novembro de 2017, 213 mil pés, numa área de 43 hectares, no Alto Catumbela, 660, em Cuima e 52 no Sanguengue (Huambo).

Em declarações à imprensa, o gerente das operações da referida empresa, Marcelo Garcia, considera a região do Alto Catumbela favorável ao desenvolvimento desta espécie de eucaliptos, devendo, dentro dos próximos anos, garantir a matéria-prima necessária para iniciar a produção de papel.

Marcelo Garcia informou que a perspectivas é plantar mil e 300 mudas por hectar durante a segunda fase da operação de repovoamento florestal de eucaliptos, tendo condenado a exploração anárquica e ilegal praticada por alguns cidadãos.

A previsão do projecto é atingir 200 mil hectares de plantação para, nos próximos 10 anos, garantir toda matéria-prima para o arranque da fábrica de celulose no Alto Catumbela.

A empresa está, desde o ano passado, a promover ensaios, treinamento e conhecimento do terreno, com a participação de estudantes da Faculdade de Ciências Agrarias.

Pretende-se que o pessoal do campo, como membros de cooperativas de madeirenses e outros exploradores de madeira de eucaliptos, se engajem na plantação de eucaliptos, estando já criado, no recinto fabril, um viveiro com 300 mil mudas de pés de eucaliptos.

Será feita, até Março de 2019, replantação de espécie em todas as áreas geridas pela Estrela da Floresta, dando inicio no Alto Catumbela.

A Estrela da Floresta é uma empresa da silvicultura sustentável que foi estabelecida com o objectivo de desenvolver novas plantações florestais e reabilitar as antigas plantações de madeira e de celulose da região.

Leia também
  • 30/01/2019 11:06:42

    Engenheiro ambiental defende melhorias na recolha do lixo no Lobito

    Lobito - O engenheiro ambiental Isaac Sassoma alertou, esta quarta-feira, que a recolha dos resíduos sólidos na cidade e nas zonas periféricas do Lobito, na província de Benguela, carece de melhorias urgentes, de forma a evitar doenças causadas por vetores, como a malária.

  • 18/01/2019 16:37:16

    Município do Lobito recebe equipamentos para recolha de lixo

    Lobito - Um camião compactador porta-caçamba e 40 contentores de 1.100 litros foram entregues hoje à Administração Municipal do Lobito, pelo Governo Provincial de Benguela, para dar resposta aos problemas de acumulação de lixo na cidade e algumas zonas da periferia.

  • 28/09/2018 17:25:55

    Campanha de sensibilização ambiental arranca no Lobito

    Lobito - Uma campanha de sensibilização ambiental decorre desde hoje, sexta-feira, no Lobito, município a norte da província de Benguela, para despertar a sociedade sobre a necessidade de se manter a limpeza das áreas habitadas e, com isso, preservar o meio.