Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

06 Março de 2018 | 18h44 - Actualizado em 06 Março de 2018 | 18h44

FAF envolvida na divulgação da Palanca Negra Gigante

Luanda - A Federação Angolana de Futebol (FAF) vai envolver-se na divulgação da imagem da Palanca Negra Gigante e na angariação de fundos para a protecção deste símbolo nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O facto foi avançado hoje (terça-feira) pela ministra do Ambiente, Paula Francisco, à margem do Workshop sobre  o programa de Protecção da Palanca Negra Gigante, que foi realizado à luz do Despacho Presidencial que cria o Comité Executivo para Acompanhamento e Reforço da Implementação das Medidas de Protecção e Conservação deste animal.

Segundo a governante, a FAF vai levar o símbolo da Palanca nas suas actividades, sobretudo a nível internacional,  divulgando o estado biológico da espécie, uma iniciativa que vai  ajudar a atrair turistas, no quadro do fomento do ecoturismo a nível dos parques nacionais.

No quadro dos trabalhos preliminares efectuados, desde a sua descoberta, em 2009, para esta "nova era", tem-se como prioridade a protecção do acervo da Palanca, quer do Parque Nacional de Cangandala, quer no da Reserva do Luando (Malanje).

De acordo com a governante, urge a necessidade da aproximação das redes de telefonia móvel, com vista a melhoria das comunicações, uma  vez que as coleiras expostas a estes animais precisam de transmitir informação  em tempo real.

O reforço da fiscalização, especificamente em Cangandala e Luando, é uma prioridade apontada pela titular do  Ambiente, tendo anunciado, para os  próximos dias, o arranque de formação de fiscais, bem como a integração de novos.

Melhorias das infra-estruturas, condições de trabalho para os fiscais e dos pontos de água "bebedouros", para as  Palancas Negras que circundam nas áreas referidas também constam da lista das prioridades.

A população da Palanca Negra Gigante em Angola atingiu os 200 exemplares nos últimos dez anos, com 60 animais no Parque Nacional de Cangandala e 140 na reserva natural do Luando, na província de Malanje.

Assuntos Ambiente   Fauna  

Leia também
  • 12/03/2018 14:13:25

    Angola: Sambizanga inicia campanha de sensibilização ambiental

    Luanda - Um programa de educação ambiental na comunidade denominado "Verde mais limpo", inserido no projecto Sambizanga em Movimento teve início esta segunda-feira, no distrito urbano do Sambizanga, em Luanda.

  • 09/03/2018 17:09:13

    Ministra considera estável ambiente em Angola

    Luanda - A ministra do Ambiente, Paula Coelho, considerou Angola um país estável em termos ambientais, pelo facto de não haver níveis altos de emissão de gases poluentes.

  • 09/03/2018 11:36:42

    Luanda produz seis mil toneladas de lixo por dia

    Luanda - Seis mil toneladas de lixo são depositados diariamente nos Munlevos, em Luanda, informou hoje, sexta-feira, a ministra do Ambiente, Paula Coelho.

  • 06/03/2018 19:05:41

    Palanca Negra continua em risco de extinção - Frederico Cardoso

    Luanda - O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, afirmou hoje (terça-feira), em Luanda, que apesar dos resultados animadores do trabalho efectuado em prol da Palanca Negra Gigante, o país ainda não atingiu o estágio de não-retrocesso aos riscos de extinção desta espécie.