Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

16 Maio de 2018 | 16h21 - Actualizado em 17 Maio de 2018 | 11h38

Bié: Cidade do Cuito regista chuva no início da época de Cacimbo

Cuito - A cidade do Cuito, capital da província do Bié, registou, da madrugada de terça-feira às primeiras horas desta quarta-feira, a ocorrência de chuvas em plena época de Cacimbo, que teve início dia 15 do mês em curso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, o geógrafo Agostinho Bumba, considerou normal a ocorrência de chuva no período de cacimbo, fruto das alterações bruscas das temperaturas, associada ao atraso verificado na época chuvosa nesta parcela do país.

Apesar de este fenómeno não ser frequente nesta região, Agostinho Bumba adiantou que o facto pode ainda estar relacionado aos efeitos do aquecimento global, poluição, desertificação e o derrube das cortinas contra os ventos como causas das ocorrências.

Por outro lado, o director de enfermagem do Hospital Central do Bié, Eduardo Cayangula, interpelado pela nossa equipa de reportagem para pronunciar-se sobre os cuidados da época de cacimbo, defendeu, a necessidade das famílias usarem agasalhos para o proteção do frio, sobretudo às manhãs e ao cair da noite, ou máscaras faciais e óculos de sol para prevenirem-se de doenças como a pneumonia, asma, gripes, bronquites e conjuntivites.

Eduardo Cayangula assegurou que decorrem campanhas de sensibilização das populações, com o fito de reduzir o surgimento das doenças do fórum respiratório causado pelo frio e poeira, realçando que a enfermidade tem provocado, fundamentalmente mortes em crianças, com maior frequência nesta época.

A província do Bié (centro de Angola), tem sido uma das mais fria do país, com temperaturas atingir os 4.6 graus, durante o cacimbo.

Assuntos Chuvas   Província » Bié  

Leia também
  • 26/04/2018 17:07:49

    Autoridades tradicionais exortadas a mobilizarem as populações na preservação do meio ambiente

    Cuito - As autoridades tradicionais e coordenadores das comissões de moradores do município do Cuito, província do Bié, foram hoje encorajadas a mobilizarem as populações das suas áreas de jurisdição na preservação do meio ambiente.

  • 22/02/2018 13:47:17

    Bié: Saneamento ambiental analisado no Cuito

    Cuito - Agentes comunitários e funcionários das administrações municipais do Bié e da província da Huila participam desde hoje, quinta-feira, na cidade do Cuito, num seminário regional de capacitação sobre saneamento ambiental.

  • 20/02/2018 20:29:01

    Luanda volta a registar chuva nas próximas 24 horas

    Luanda - A capital do país, Luanda, voltará a registar, nas próximas 24h00, chuva fraca em quase toda a extensão, podendo agravar o estado caótico que se verifica em algumas zonas desta cidade, em consequência das últimas quedas pluviométricas.