Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

02 Agosto de 2018 | 16h16 - Actualizado em 02 Agosto de 2018 | 16h14

Lançamento da lista vermelha das espécies em Angola

Luanda - O Ministério do Ambiente, no âmbito da implementação da Estratégia Nacional de Conservação da Biodiversidade procede ao lançamento, sexta-feira, da lista vermelha das espécies da fauna e da flora em extinção e vias de extinção no país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Muitos animais estão em vias de extinção

Foto: Lucas Neto

Segundo uma nota de imprensa do Gabinente de Comunicação Institucioanl e Imprensa, a que a Angop teve acesso, a lista que foi avaliada por instituições de investigação científica nacional e internacional faz menção ao estado actual de cada uma das espécies e contempla três categorias: espécies extintas, ameaçadas de extinção e vulneráveis à extinção.

A elaboração da lista vermelha de espécies de Angola, foi um processo de consulta e contribuições, onde participaram várias instituições nacionais e internacionais, nomeadamente a Universidade Agostinho Neto, Metodista, centro de recursos fitogenéticos e o centro nacional de botânica, o National Geographic, dentre outras instituições.

Entre 2007 e 2012, em Angola foi elaborada uma lista vermelha indicativa, mas de mamíferos em estado crítico, na qual se destacam búfalos, chimpanzés, chitas, girafas, gorilas, palanca negra gigante, zebra da montanha, rinoceronte preto, leões e leopardos, pois havia 100 exemplares vivos para cada espécie em todo o país.
 

Assuntos Animais  

Leia também
  • 24/02/2018 06:06:55

    Cuando Cubango: Caçadores furtivos abatem 11 elefantes no Rivungo

    Menongue - Pelo menos 11 elefantes foram abatidos por caçadores furtivos em 2017 no município do Rivungo, província do Cuando Cubango, revelou hoe (sábado) à Angop o administrador municipal local, Júlio Vidigal.

  • 10/01/2018 11:36:36

    Autoridades acompanham girafa reaparecida

    Luanda - As vinte e duas girafas reencontradas, em 2017, no Parque Nacional do Luengue-Luiana, província do Cuando Cubango, começam a ser acompanhadas no primeiro semestre deste ano, pelo Ministério do Ambiente.

  • 13/12/2017 18:46:45

    Aumenta número de Palancas Negras no Parque Nacional de Cangandala

    Luanda - O número de crias de Palancas Negras Gigantes controladas no santuário do Parque Nacional de Cangandala, província de Malanje, passou de dez em 2009, para 60 este ano, informou hoje (quarta-feira), o responsável da Fundação Kissama, Vladimir Russo.