Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

13 Agosto de 2018 | 13h51 - Actualizado em 13 Agosto de 2018 | 13h49

Adesão de Angola à Emenda de Kigali beneficia sector industrial

Luanda - As indústrias e empresas dos países que aderiram à Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal, incluindo Angola, passam a beneficiar de tecnologias alternativas para as fases de controlo do hidrofluorcarbonos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Engenheiro António Matias

Foto: Joaquina Bento

Indústrias de frio beneficiadas com Emenda de Kigali (foto arquivo)

Foto: joaquina Bento

Esta informação foi prestada pelo director nacional de tecnologias e normalização ambiental, António Matias, quando falava sobre as vantagens para o sector industrial, assim como de actividades de assistência técnica com a aplicação da Emenda de Kigali.

"A implementação dos compromissos pelos países em desenvolvimento, como é o caso de Angola, será apoiada por recursos do Fundo Multilateral do Protocolo de Montreal e beneficiará, directamente, centenas de empresas angolanas que poderão contar com apoio financeiro para seus processos de reconversão tecnológica" - esclareceu o responsável.

As novas alterações exigem dos países membros o congelamento da produção de hidroclorofluorcarbonos (HCFC) usados na refrigeração e ar condicionado, e que informem o uso de hidrocarbonetos e amoníaco nos mesmos sistemas, além do dióxido de carbono nos extintores de incêndios.

Os países membros estão proibidos da produção, consumo e comércio internacional de clorofluorcarbonos, tetracloreto de carbono, clorofórmio de metilo, hidrobromofluorcarbonos, brometo de metilo e bromoclorometano, químicos usados, principalmente, como refrigerantes; espuma, solventes, aerossóis e agente extintor de incêndios.

O cumprimento da Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal prevenirá emissões de gases de efeito estufa (GEE) à atmosfera, fortalecerá o combate às alterações climáticas, além de contribuir para o alcance dos objectivos do Acordo de Paris sobre alterações climáticas.

Assuntos Ambiente   Poluição  

Leia também
  • 11/08/2018 19:26:15

    Previsão marítima

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (Inamet) prevê, até às 18h00 de sábado (dia 12 de Agosto), para as quatro regiões litorais de Angola, as seguintes condições climatéricas para a navegação marítima:

  • 08/08/2018 14:30:26

    Provedor de Justiça apela a sinergias para combate aos crimes ambientais

    Luanda - O provedor de justiça angolano, Ferreira Pinto, advogou hoje (quarta-feira), em Luanda, a necessidade da união de sinergias com conhecimento técnico e científico para os desafios globais de conservação da biodiversidade

  • 08/08/2018 12:40:00

    Combate a crimes ambientais exige cooperação

    Luanda - A cooperação interinstitucional é fundamental para o desenvolvimento de políticas de combate aos crimes ambientais considerou hoje (quarta-feira), em Luanda, o coordenador da ONU e representante do PNUD em Angola, Paolo Balladelli.