Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

13 Agosto de 2018 | 13h51 - Actualizado em 13 Agosto de 2018 | 13h49

Adesão de Angola à Emenda de Kigali beneficia sector industrial

Luanda - As indústrias e empresas dos países que aderiram à Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal, incluindo Angola, passam a beneficiar de tecnologias alternativas para as fases de controlo do hidrofluorcarbonos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Engenheiro António Matias

Foto: Joaquina Bento

Indústrias de frio beneficiadas com Emenda de Kigali (foto arquivo)

Foto: joaquina Bento

Esta informação foi prestada pelo director nacional de tecnologias e normalização ambiental, António Matias, quando falava sobre as vantagens para o sector industrial, assim como de actividades de assistência técnica com a aplicação da Emenda de Kigali.

"A implementação dos compromissos pelos países em desenvolvimento, como é o caso de Angola, será apoiada por recursos do Fundo Multilateral do Protocolo de Montreal e beneficiará, directamente, centenas de empresas angolanas que poderão contar com apoio financeiro para seus processos de reconversão tecnológica" - esclareceu o responsável.

As novas alterações exigem dos países membros o congelamento da produção de hidroclorofluorcarbonos (HCFC) usados na refrigeração e ar condicionado, e que informem o uso de hidrocarbonetos e amoníaco nos mesmos sistemas, além do dióxido de carbono nos extintores de incêndios.

Os países membros estão proibidos da produção, consumo e comércio internacional de clorofluorcarbonos, tetracloreto de carbono, clorofórmio de metilo, hidrobromofluorcarbonos, brometo de metilo e bromoclorometano, químicos usados, principalmente, como refrigerantes; espuma, solventes, aerossóis e agente extintor de incêndios.

O cumprimento da Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal prevenirá emissões de gases de efeito estufa (GEE) à atmosfera, fortalecerá o combate às alterações climáticas, além de contribuir para o alcance dos objectivos do Acordo de Paris sobre alterações climáticas.

Assuntos Ambiente   Poluição  

Leia também
  • 03/02/2019 16:33:37

    Tempo em Angola

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 de segunda-feira (dia 04), para a região Norte do país, a ocorrência de chuva moderada a forte, acompanhada por vezes de trovoada em alguns municípios das províncias do Zaire, Cabinda, Bengo, Uíge, Malanje, Lunda Sul e Lunda Norte durante a manhâ e ao entardecer.

  • 02/02/2019 19:21:32

    Previsão do tempo

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 de domingoo (dia 03), para a região norte do país, a ocorrência de chuva fraca a moderada, acompanhada, por vezes, de trovoada em alguns municípios das províncias de Cabinda, Malanje, Lunda Norte e Lunda Sul durante a noite e ao longo da tarde.

  • 01/02/2019 15:33:06

    Fixada quota para importação de hidroclorofluocarbonos

    Luanda - Cento e setenta toneladas de hidroclorofluocarbonos (HCFCs) é quantidade que 42 empresas em Angola estão autorizadas a importar este ano.

  • 01/02/2019 14:04:23

    Elaboração de relatório sobre biodiversidade previsto para Março

    Luanda - A elaboração do sexto Relatório Nacional para a Convenção da Biodiversidade (6RNB) está prevista para Março de 2019, devido a transferência tardia dos fundos, no valor de 207.551 dólares.