Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

15 Agosto de 2018 | 14h06 - Actualizado em 15 Agosto de 2018 | 14h05

Época chuvosa tem início oficial hoje em Angola

Luanda - A época seca, designada "Cacimbo", termina oficialmente hoje (quarta-feira), 15 de Agosto, em todo o país, depois de três meses de baixas temperaturas do ar e consequente aumento da pressão atmosférica e da humidade relativa, para dar início a época chuvosa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista da Marginal de Luanda

Foto: Pedro Parente

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), a partir dos próximos dias haverá  um aumento gradual das temperaturas (máximas e mínimas), em que o regime e o padrão do vento e da nebulosidade (obscuridade) vão se alterar substancialmente, com maior incidência no litoral do país.

Angola está situada na zona tropical (quente) onde o clima é fortemente influenciado por factores como a latitude (de 6 a 18 graus) e a altitude. 

A existência de duas estações, mais ou menos, bem diferenciadas se deve, entre outros factores, a influência geografia, na variação da temperatura, designadamente a corrente fria de Benguela, e as bacias hidrográficas do Zaire, Zambeze, Cuanza, Cuando Cubango e Cunene.

A estação que hoje termina (cacimbo) é caracterizada pela ausência de chuva, com noites e madrugadas frias, onde as temperaturas mais baixas foram observadas na região sul de Angola, enquanto a que começa é apreciada pelos nove meses de praia.

Assuntos Ambiente   Clima  

Leia também
  • 13/08/2018 13:51:09

    Adesão de Angola à Emenda de Kigali beneficia sector industrial

    Luanda - As indústrias e empresas dos países que aderiram à Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal, incluindo Angola, passam a beneficiar de tecnologias alternativas para as fases de controlo do hidrofluorcarbonos.

  • 11/08/2018 19:26:15

    Previsão marítima

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (Inamet) prevê, até às 18h00 de sábado (dia 12 de Agosto), para as quatro regiões litorais de Angola, as seguintes condições climatéricas para a navegação marítima:

  • 08/08/2018 23:59:30

    Previsão marítima

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 de quinta-feira (dia 9), para as quatro regiões litorais de Angola, as seguintes condições climatéricas para a navegação marítima: