Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

27 Agosto de 2018 | 10h20 - Actualizado em 27 Agosto de 2018 | 17h50

Governador preocupado com caça furtiva no parque do Yona

Tômbwa - O governador do Namibe, Carlos da Rocha Cruz, mostrou-se domingo preocupado com o aumento de índices de casos de caça furtiva no Parque Nacional do Yona, no município do Tômbwa, que ameaça extinguir algumas espécies de animais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Elefante, uma das espécie presente no Parque Nacional do Yona

Tal inquietação foi manifestada no final de uma jornada de campo de cinco dias a esta localidade, que visou constatar as dificuldades das comunidades locais.

O parque possui um milhão 515 mil hactares, 20 fiscais e poucos meios de trabalho, o que tem dificultado o trabalho de patrulhamento e fiscalização.

"O território é muito grande e necessita mais de 50 fiscais equipados com meios como motorizadas todo-terreno para um patrulhamento sem sobressaltos", reconheceu o governante.

Lamentou ainda o facto dos fiscais estarem a passar dificuldades financeiras, estando nesta altura sem os salários há cinco meses, problema que o governante promete solucionar em coordenação com o Ministério do Ambiente.

O Parque Nacional do Yona possui animais como elefantes, zebras, gazelas, rinoceronte pretos e brancos, hiena, macacos, entre outras espécies.

Leia também
  • 05/11/2018 17:05:26

    Mais de trinta mil mudas de plantas disponíveis no viveiro do Namibe

    Moçâmedes - Mais de trinta mil mudas de diferentes espécies de plantas estão disponíveis no viveiro florestal do município de Moçâmdes, província do Namibe.

  • 03/11/2018 19:29:58

    Previsão do Tempo em Angola

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 de domingo (4), para a zona Norte, a ocorrência de chuva moderada, podendo ser localmente forte, por vezes, acompanhada de trovoada, em alguns municípios de Cabinda Uíge, Malanje, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Lunda Norte e Lunda Sul.

  • 03/11/2018 15:31:58

    Estado do mar em Angola

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) antevê, até às 18h00 de domingo (4), uma circulação de Sudoeste fraca entre os paralelos 4ºS a 12ºS, sendo moderado do Sul, entre os paralelos 14ºS a 18ºS, sem aviso de ventos fortes, anunciando para as quatro zonas litorais, as seguintes condições climatéricas:

  • 31/10/2018 19:22:18

    Projecto de contenção das areias no Tômbwa concluído

    Moçâmedes - O projecto anti-desertificação, destinado à contenção das areias no município do Tômbwa, iniciado em 2014, na província do Namibe, está concluído desde o princípio deste ano, com a plantação de 22 mil e 500 árvores de diferentes espécies.