Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

14 Setembro de 2018 | 15h01 - Actualizado em 14 Setembro de 2018 | 14h40

Ong lança projecto de sensibilização comunitária no Rangel

Luanda - Um projecto de sensibilização e de limpeza comunitária foi lançado no distrito do Rangel, município de Luanda, pela organização não governamental Acção Humanitária Angola Unida, (ACHAU) em parceria com a Fundação Obra Bella, com objectivo de manter a circunscrição mais limpa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O projecto que nesta primeira fase funciona na rua Soba Mandume,  bairro da Vila Alice, consiste na recolha de material plástico e de papelões junto aos estabelecimentos comerciais, por serem uns dos principais produtores de lixo.

A campanha de sensibilização comunitária denominada “Meu chão está limpo, minha rua tem beleza”, conta com aproximadamente 50 jovens que vão garantir a recolha de todo o material plástico descartado nas imediações.

Em declarações à imprensa, o administrador do distrito urbano do Rangel, Francisco Manuel Domingos, elogiou a visão da ACHAU no sentido de sensibilizar os munícipes para a mudança de comportamento, quanto  ao tratamento correcto dos resíduos produzidos e usados nos estabelecimentos comerciais.

Segundo o responsável, deve-se combater o lixo e saber acondicionar o mesmo, separando uns dos outros, porque existem resíduos que ainda podem ser reaproveitados para serem reciclados.

Os integrantes da organização vão trabalhar também com as vendedoras do mercado dos Congolenses, Pedrinhas e da Gajajeira, por serem locais onde se produzem grandes quantidades de lixo.

Já o presidente da ACHAU, Emanuel Dias, explicou que todo o material plástico a ser recolhido será levado para o aterra sanitário. Lembrou que projecto do género já foi executado nos bairros da Bês e Cês com acções de sensibilização, limpeza e distribuição de sacos plásticos aos moradores, para facilitar a recolha do lixo.

A Ong ACHAU, fundada a 12 de Novembro de 1998, tem como objectivo executar projectos de âmbito social, nas áreas da educação, saúde, formação profissional, defesa do meio ambiente, defesa de bens públicos, promoção do desporto, cultura e trabalhar para o entendimento internacional entre os povos.

 ACHAU é responsável pela construção de quadras de basquetebol e ginásios comunitários em vários municípios e distritos urbanos da província de Luanda.

Assuntos Alerta   Província » Luanda  

Leia também
  • 03/02/2019 14:58:05

    Administração do Mussulo retira centenas de quilos de lixo

    Luanda - A administração comunal do Mussulo, município do Talatona, em Luanda, começou hoje, domingo, a retirar centenas de quilos de resíduos sólidos e pequenos animais mortos, provenientes da foz do rio Kwanza e do continente, lixo transportado pela chuva de sexta-feira.

  • 26/01/2019 18:46:27

    Ministério lança "Campanha Municipal Comunitária"

    Luanda - Um programa denominado ?Campanha Municipal Comunitária?, que visa melhorar a limpeza e arborização da capital do país foi lançado, este sábado, em Luanda, pelo Ministério do Ambiente.

  • 10/01/2019 16:07:47

    Jardins gastam mais de AKZ 300 mil/mês

    Luanda - Pelo menos 300 mil kwanzas (AKZ) são investidos mensalmente, pela Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL), para assegurar a manutenção regular dos sete principais espaços verdes da capital angolana.

  • 22/12/2018 12:18:28

    Governante quer selecção do lixo na quadra festiva

    Luanda - A ministra do Ambiente, Paula Francisco, apelou hoje, sábado, em Luanda, aos cidadãos a seleccionarem os resíduos sólidos, principalmente na quadra festiva, de forma a preservarem melhor o meio ambiente.