Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

11 Outubro de 2018 | 18h58 - Actualizado em 11 Outubro de 2018 | 18h57

Cuanza Sul aposta no combate à defecação ao ar livre

Sumbe - O gabinete provincial do Ambiente no Cuanza Sul, procedeu hoje, quinta-feira, na vila da Conda, ao lançamento do Programa de Expansão de Saneamento Total, liderado pela Comunidade e Escolas, destinado a reduzir em mais de 70 por cento os índices de defecação ao ar livre.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao intervir na abertura da campanha, que reuniu responsáveis da saúde, educação e outros sectores naquela localidade, o vice-governador da província do Cuanza Sul, Demitrio Sepulveda, disse que a questão do combate à defecação ao ar livre deve ser tratada sem preconceito, pois o seu impacto está a associado a outros factores que criam sérios problemas a vida das populações, com o surgimento de surtos de cólera, malaria, doenças diarreicas, entre outras enfermidades.

Referiu que a abordagem do saneamento total liderado pela comunidade e escolas (STLC-E) constitui uma ferramenta chave para a mobilização e sensibilização social das comunidades com vista a tomada de acções concretas como o saneamento do meio, a não defecação ao ar livre, a construção de latrinas, recolha e acondicionamento dos resíduos de forma adequada.

Disse que este projecto enquadra-se num amplo programa de combate à pobreza, tendo em atenção o programa integral de desenvolvimento rural e combate à pobreza, programa “Água para Todos”, cuidados primários de saúde, cujo objectivo primordial é a melhoria da qualidade de vida das populações, a qualidade do ambiente e do alcance do desenvolvimento sustentável.

Para o alcance do compromisso de transformar o Cuanza Sul isento de defecação ao ar livre e da degradação ambiental, será realizado posteriormente um seminário de formação de formadores provinciais que serão porta-vozes desta abordagem no seio das comunidades.

Este o segundo município da província do Cuanza Sul que é lançado o projecto do saneamento total, liderado pela comunidade e escola STLC/E. O primeiro foi realizado no município do Seles no final do mês de Setembro.

 

Leia também
  • 03/02/2019 16:33:37

    Tempo em Angola

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 de segunda-feira (dia 04), para a região Norte do país, a ocorrência de chuva moderada a forte, acompanhada por vezes de trovoada em alguns municípios das províncias do Zaire, Cabinda, Bengo, Uíge, Malanje, Lunda Sul e Lunda Norte durante a manhâ e ao entardecer.

  • 02/02/2019 19:21:32

    Previsão do tempo

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 de domingoo (dia 03), para a região norte do país, a ocorrência de chuva fraca a moderada, acompanhada, por vezes, de trovoada em alguns municípios das províncias de Cabinda, Malanje, Lunda Norte e Lunda Sul durante a noite e ao longo da tarde.

  • 01/02/2019 15:33:06

    Fixada quota para importação de hidroclorofluocarbonos

    Luanda - Cento e setenta toneladas de hidroclorofluocarbonos (HCFCs) é quantidade que 42 empresas em Angola estão autorizadas a importar este ano.

  • 01/02/2019 14:04:23

    Elaboração de relatório sobre biodiversidade previsto para Março

    Luanda - A elaboração do sexto Relatório Nacional para a Convenção da Biodiversidade (6RNB) está prevista para Março de 2019, devido a transferência tardia dos fundos, no valor de 207.551 dólares.