Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

11 Outubro de 2018 | 18h58 - Actualizado em 11 Outubro de 2018 | 18h57

Cuanza Sul aposta no combate à defecação ao ar livre

Sumbe - O gabinete provincial do Ambiente no Cuanza Sul, procedeu hoje, quinta-feira, na vila da Conda, ao lançamento do Programa de Expansão de Saneamento Total, liderado pela Comunidade e Escolas, destinado a reduzir em mais de 70 por cento os índices de defecação ao ar livre.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao intervir na abertura da campanha, que reuniu responsáveis da saúde, educação e outros sectores naquela localidade, o vice-governador da província do Cuanza Sul, Demitrio Sepulveda, disse que a questão do combate à defecação ao ar livre deve ser tratada sem preconceito, pois o seu impacto está a associado a outros factores que criam sérios problemas a vida das populações, com o surgimento de surtos de cólera, malaria, doenças diarreicas, entre outras enfermidades.

Referiu que a abordagem do saneamento total liderado pela comunidade e escolas (STLC-E) constitui uma ferramenta chave para a mobilização e sensibilização social das comunidades com vista a tomada de acções concretas como o saneamento do meio, a não defecação ao ar livre, a construção de latrinas, recolha e acondicionamento dos resíduos de forma adequada.

Disse que este projecto enquadra-se num amplo programa de combate à pobreza, tendo em atenção o programa integral de desenvolvimento rural e combate à pobreza, programa “Água para Todos”, cuidados primários de saúde, cujo objectivo primordial é a melhoria da qualidade de vida das populações, a qualidade do ambiente e do alcance do desenvolvimento sustentável.

Para o alcance do compromisso de transformar o Cuanza Sul isento de defecação ao ar livre e da degradação ambiental, será realizado posteriormente um seminário de formação de formadores provinciais que serão porta-vozes desta abordagem no seio das comunidades.

Este o segundo município da província do Cuanza Sul que é lançado o projecto do saneamento total, liderado pela comunidade e escola STLC/E. O primeiro foi realizado no município do Seles no final do mês de Setembro.

 

Leia também
  • 11/10/2018 15:57:40

    Jardim zoológico vai ser transformado em jardim botânico

    Huambo - O jardim zoológico da cidade do Huambo, cujas obras de reabilitação e requalificação iniciaram em 2011, vai ser transformado em jardim botânico, já que Angola ratificou a convenção internacional que proíbe a criação de animais selvagens em cativeiro.

  • 11/10/2018 11:39:34

    Lunda Sul: IDF vai estancar ravinas com plantio de árvores

    Saurimo - O combate à progressão das ravinas na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, vai a partir de Dezembro deste ano assentar no plantio de árvores, numa iniciativa do departamento provincial do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF).

  • 10/10/2018 21:02:02

    Plantadas mais de mil árvores no Cuito

    Cuito - Mil e quinhentas plantas diversas foram colocadas no solo na localidade de Caluapanga, arredores do Cuito, província do Bié, no presente ano, no âmbito do programa de combate a desertificação.