Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

08 Fevereiro de 2019 | 11h48 - Actualizado em 08 Fevereiro de 2019 | 11h46

Funcionários da administração formados em gestão de resíduos sólidos

Icolo e Bengo - Vinte cinco responsáveis da administração municipal de Icolo e Bengo, em Luanda, participaram em um curso sobre gestão de resíduos sólidos urbanos, com objectivo de reforçar a educação ambiental e o aproveitamento dos detritos urbanos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os participantes foram informados sobre as diferentes formas de tratamento e aproveitamento dos resíduos sólidos urbanos, com o destaque para a incineração, cujas cinzas podem ser aproveitadas para outros usos.

Os formandos tomaram igualmente conhecimento sobre a classificação dos resíduos sólidos que estão divididos em hospitalares, radioactivos e agrícola.

A formação, promovida pela direcção municipal do ambiente e serviços comunitários local, foi orientada pelos engenheiros ambientalistas e sanitários de nacionalidade portuguesa, Victor Almeida e Victor Bessa, respectivamente.

Os ambientalistas fizeram também uma abordagem sobre a recolha e transporte dos resíduos sólidos urbanos, com destaque para o aspecto organizativo.

Explicaram que a recolha dos resíduos sólidos deve ser regularmente realizada, respeitando o intervalo de tempo entre a produção de lixo e a recolha, devendo o espaço de recolha ser menor de uma semana.

Quanto ao transporte, frisaram que a frota de veículos de resíduos sólidos e o seu trajecto deve ser bem estudado, para optimizar a recolha no menor tempo e com custos mínimos, devendo os veículos ser do tipo compactadores de seis a 19 toneladas ou tipo caixa de transporte.

Participaram na formação, com duração de um dia, administradores comunais, distritais, directores municipais.  

O município de Icolo e Bengo, localizado a 60 quilómetros a leste da cidade de Luanda, possui uma população de 74 mil 644 habitantes, maioritariamente agricultores.

Leia também
  • 06/02/2019 13:42:56

    Quinhentos eucaliptos serão plantados no distrito do Rangel

    Luanda - Quinhentas mudas de eucaliptos serão plantadas, a partir do próximo fim-de-semana, no distrito do Rangel, município de Luanda, pela administração local no âmbito do programa de replantação desta espécie com objectivo de diminuir os lençóis freáticos existentes na zona.

  • 03/02/2019 14:58:05

    Administração do Mussulo retira centenas de quilos de lixo

    Luanda - A administração comunal do Mussulo, município do Talatona, em Luanda, começou hoje, domingo, a retirar centenas de quilos de resíduos sólidos e pequenos animais mortos, provenientes da foz do rio Kwanza e do continente, lixo transportado pela chuva de sexta-feira.

  • 26/01/2019 18:46:27

    Ministério lança "Campanha Municipal Comunitária"

    Luanda - Um programa denominado ?Campanha Municipal Comunitária?, que visa melhorar a limpeza e arborização da capital do país foi lançado, este sábado, em Luanda, pelo Ministério do Ambiente.