Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

19 Março de 2019 | 17h08 - Actualizado em 19 Março de 2019 | 17h08

Administração promove campanha contra queimadas

Tômbwa - Uma campanha de sensibilização visando desencorajar as queimadas e o abate de árvores, que causam desertificação, teve início hoje (terça-feira), no município do Tômbwa, província do Namibe.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A campanha, iniciada na povoação do Curoca, município do Tômbwa, contou com a presença do administrador municipal, Alexandre Nyuka, que manteve um encontro com a população e os pequenos agricultores vindos de vários pontos do pais, sobretudo das províncias de Benguela, Huambo, Bié e Uíge.

Nestas províncias têm ocorrido queimadas de árvores, algumas plantadas há vários séculos com vista a preservação do meio ambiente e evitar os avanços das areias em certas áreas desta circunscrição.

“Os nativos por apetência ao lucro fácil promovem o desmatamento e procedem a venda ilegal de terrenos para a prática da agricultura e a  administração municipal do Tômbwa diante desta situação vai desenvolver acções no sentido de combater tais infracções”, garantiu o administrador

Das acções a serem desenvolvidas, segundo o administrador, constam campanhas pedagógicas, para a criação da consciência ambiental no seio das comunidades e posteriormente passar pela acção punitiva para aqueles que insistirem.

As terras do vale do rio Curoca são férteis para a prática da agricultura, e alguns camponeses de outras regiões têm se apoderado de várias parcelas para o cultivo do tomate, um produto que nesta região cresce durante o ano todo.

O município do Tômbwa dista 93 quilómetros a sul da província do Namibe e mais de cem famílias associadas em cooperativas agrícolas praticam actividade do campo com a produção do tomate, cebola, alho, beringela, cenoura, couve, repolho, kizaca, mandioca, banana, batata-doce e rena, milho, melão, melancia, abóbora, mamão, laranja, entre outros.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 06/12/2018 01:10:09

    Cortina de quebra ventos a cidade de Moçâmedes totalmente destruída

    Moçâmedes - A cortina de quebra ventos a cidade de Moçâmedes, província do Namibe, num percurso de mais de cinco quilómetros está totalmente destruída, onde mais de dez mil árvores de várias espécies acabaram por secar porque os amigos do alheio vandalizaram todo o projecto.

  • 04/12/2018 16:41:11

    Parque do Yona com potencialidades turísticas

    Moçâmedes - O Parque Nacional do Yona, província do Namibe, possui inúmeras potencialidades turísticas que devem ser bem explorados para melhor gestão e arrecadação de receitas para os Cofres do Estado, afirmou hoje, terça-feira, o vice-governador provincial para a área Técnica e infra-estruturas, José Chindongo António.

  • 03/12/2018 16:00:18

    Ministra do Ambiente visita Parque do Yona

    Moçâmedes- A ministra do ambiente, Paula Cristina Coelho, deslocou-se hoje, segunda-feira, ao Parque Nacional do Yona, 360 quilómetros a leste da província do Namibe, com vista a inteirar-se dos projectos implementados pelo Fundo Global do Ambiente, PNUD, União Europeia e governo local.