Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

21 Maio de 2019 | 22h43 - Actualizado em 22 Maio de 2019 | 13h53

Angola e Portugal assinam memorando na área da biodiversidade

Luanda - Um memorando de entendimento para fomentar, coordenar e orientar a investigação científica na área de biodiversidade, através das universidades do país, foi assinado, nesta terça-feira, em Luanda, pelo Instituto Nacional de Biodiversidade e Áreas de Conservação do Ministério do Ambiente (INBAC) e o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos de Portugal (CIBIO).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

assinatura de protocolo de cooperação entre angola e portugal

Foto: Alberto Juliao

Em declarações à imprensa, o director-geral do (INBAC), Aristófanes Romão da Cunha Pontes, afirmou que o objectivo é potenciar Angola, um

país rico em biodiversidade, com conhecimentos sobre  o seu ecossistema, para alavancar, dar continuidade e apoiar o processo de investigação científica que se pretende.

Referiu terem trabalhado com algumas universidades do país, que culminou com o lançamento recente do Atlas de Repteis. Em perspectiva existe o levantamento e investigação científica de mamíferos de pequeno e médio porte.

A intenção é divulgar os trabalhos de investigação feitos que precisam ser publicados.

Explicou que os estudos realizados estão a permitir conhecer, com pendor científico, o que existe na prática, como espécies dadas por extintas e outras que nunca existiram na região.

Aconselha o combate “cerrado” de práticas como o consumo de carne de caça, queimadas das florestas e dos parques, para garantir a saúde da biodiversidade.

Assuntos Biodiversidade  

Leia também
  • 21/05/2019 23:10:07

    Especialistas querem reforço da investigação sobre biodiversidade

    Luanda - Os participantes na conferência sobre a "biodiversidade de Angola" concluíram, nesta terça-feira, em Luanda, a necessidade do reforço da investigação sobre a biodiversidade no país, como forma de se potenciar a sociedade com informações relativas ao ecossistema angolano.

  • 21/05/2019 21:20:24

    Registadas 72 mil ocorrências de biodiversidade

    Luanda - Setenta e dois mil registos de ocorrências de espécies de biodiversidade terrestre e marinha são publicados por instituições públicas angolanas, através do Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade.

  • 21/05/2019 21:18:12

    Angola quer biodiversidade na lista da Unesco

    Luanda - O secretário de Estado do Ambiente, Joaquim Lourenço Manuel, disse, nesta terça-feira, em Luanda, estarem a trabalhar para a inscrição do de áreas do ecossistema angolano na lista do património da Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).