Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

12 Setembro de 2019 | 15h00 - Actualizado em 12 Setembro de 2019 | 15h06

Angola promove diálogo sobre Fundo Verde do Clima

Luanda - O Ministério do Ambiente promoveu, nesta quinta-feira, em Luanda, uma abordagem sobre o Fundo Verde para o Clima, destinado a auscultar as aspirações e projectos sobre o ambiente.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Paula Francisco Coelho, Ministra do Ambiente

Foto: Alberto Julião

O Fundo Verde para o Clima (GCF)  é uma iniciativa operacional do mecanismo de financiamento da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC), cujo objectivo é apoiar os países menos desenvolvidos a investirem nas acções de baixo carbono (mitigação) e de resilicência climática ( adaptação às alterações climáticas).

De acordo com a ministra Paula Coelho, trata-se de um diálogo nacional para se encontrar uma plataforma que seja a base da mitigação e sobretudo da prevenção para que as ocorrências climatéricas tenham cada vez menos impacto nas comunidades locais.

Pretende-se ainda avaliar o potencial e contributo do GCF ao Programa Nacional de Desenvolvimento (PDN), com o objectivo de se alcançar as metas preconizadas e a criação de um grupo de trabalho multissectorial como plataforma nacional para a promoção de boas práticas e partilhas.  

Paula Coelho destacou igualmente a necessidade de motivar o sector privado para proporcionar maior envolvimento no GCF, com investimento em projectos pro-ambientais, tais como a mobilização de recursos, avaliação do mercado para a implementação do modelo de economia verde e definição de modelos de parcerias público-privadas.

Recentemente, o país participou na reunião do GCF, na República da Coreia do Sul, que visou  unir líderes de financiamento climático de 100 países em desenvolvimento, bem como a liderança de mais de 50 parceiros das entidades credenciais para construir planos e programas de ambições durante o primeiro período de reposição da GFC.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 12/09/2019 13:10:00

    Angola prevê criar mais três áreas de conservação

    Luanda - Angola poderá ter, até final de 2022, três novas áreas de preservação da fauna e da flora nacional que serão anunciadas ainda este ano.

  • 08/09/2019 19:15:15

    Estado do mar

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 desta segunda-feira (09), para as quatro regiões litorais de Angola, as seguintes condições climatéricas para a navegação marítima:

  • 08/09/2019 19:06:45

    Tempo em Angola

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) antevê até às 18h00 desta segunda-feira (dia 09), para a região norte do país, ocorrência de chuva fraca durante o período da manha,em alguns municípios das províncias de Luanda e do Bengo.