Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

06 Fevereiro de 2020 | 14h30 - Actualizado em 06 Fevereiro de 2020 | 14h52

CETAC assina memorando com Universidade JES

Huambo - Um memorando que visa desenvolver a investigação científica e projectos de domínio do impacto ambiental foi assinado hoje (quinta-feira), no Huambo, entre o Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC) e a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O acordo foi rubricado à margem da realização do III Conselho Consultivo Alargado do Ministério do Ambiente, pelo director-geral do CETAC, Joaquim Lauriano e pelo reitor da UJES, Cristóvão Simões, com o objectivo de estabelecer princípios gerais de cooperação, bem como intercâmbio cultural, técnico e científico entre as partes.

O memorando, que terá a duração de dois anos renováveis por igual período, desde que haja interesse das duas partes, será desenvolvido nos domínios da ecologia tropical e alterações climáticas, qualidade da água e dos solos, gestão de recursos hídricos e sustentáveis de terras.

Elaboração de pareceres e propostas, tendo em vista a produção de legislação no domínio da preservação e gestão dos ecossistemas, recursos hídricos, pedagógicos e climáticos, bem como outras áreas que as partes na execução do presente memorando acharem interessantes, constam dos domínios a desenvolver.

Na ocasião, o reitor da UJES fez saber que já têm trabalhado com o CETAC em vários projectos, pretendendo desta forma darem continuidade as suas actividades através de projectos, estudos, publicações e intercâmbio de pessoal no âmbito da pesquisa, investigação, aspectos ecológicos, alterações climáticas e ambientais local.

Disse que as duas instituições vão estreitar a relação para o êxito dos trabalhos a que se propuseram, onde a sua universidade vai estar engajada no estudo das alterações climáticas, degradação dos solos, condição de crescimento de plantas na região austral de África.

Por sua vez, o director-geral do CETAC, disse que vão aproveitar o know how da UJES para desenvolver os seus projectos em curso, bem como trabalhar juntos na produção de outros.

Leia também
  • 06/02/2020 12:26:20

    Governadora reitera aposta para tornar Huambo em "Capital Ecológica"

    Huambo - A governadora provincial do Huambo, Joana Lina, reiterou hoje (quinta-feira), nesta cidade, o compromisso de lutar pela transformação do sonho de conquista do título como "Capital Ecológica do País", a julgar pela sua potencialidade climáticas, que pode ser considerado como um dos berços da diversidade biológica do país.

  • 06/02/2020 11:54:21

    Ministra orienta contínua educação ambiental

    Huambo - A ministra do Ambiente, Paula Francisco, orientou hoje (quinta-feira), no Huambo, a contínua abordagem nas várias vertentes sobre educação e consciencialização ambiental para o desenvolvimento sustentável do país.

  • 06/02/2020 08:27:38

    MINAMB planta 500 mudas arvores

    Huambo - Quinhentas mudas de arvores de eucaliptos foram plantadas nesta quinta-feira nos arredores da centralidade do Lossambo, no Huambo, pelo Ministério do Ambiente (MINAMB).