Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

26 Março de 2020 | 14h32 - Actualizado em 26 Março de 2020 | 14h31

IDF desencoraja abate indiscriminado de árvores

Ondjiva - O abate de árvores indiscriminado na província do Cunene, por parte da população que se dedica à produção artesanal de carvão, nos últimos meses tem sido desencorajado pelos serviços do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) por pôr em causa a conservação de algumas espécies.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao falar à Angop, o responsável do IDF na província do Cunene, Dumbo Kangopito, disse que o corte anárquico de árvores é uma prática negativa que causa a destruição progressiva da biodiversidade.

Frisou que tal abate não é acompanhado pela reflorestação, pois a lei diz que o corte de uma árvore deve dar origem à plantação de outras três. Daí a necessidade de maior controlo e orientação aos cidadãos produtores de carvão.

Fez saber que devido a prática do abate e queimada das árvores sobretudo o omufiati, munkuku, nombezeiro e pinheiros, durante a campanha de combate à desflorestação terminada esta semana, o IDF fez a recolha de cinco toneladas de carvão vegetal nos municípios do Cuanhama e Ombadja.

Apontou os municípios do Cuanhama, Cuvelai e Cahama, como sendo os mais afectadas pela caça ilegal, abate e queimada de árvores.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 31/01/2020 16:46:18

    Especialistas apontam educação para sustentabilidade ambiental

    Benguela- A necessidade da introdução de uma cadeira curricular, a partir do sistema do ensino primário, sobre as vantagens da protecção do meio ambiente se afigura como uma via capaz de mitigar a médio e longo prazos a difícil situação ambiental que se regista no país, defenderam esta sexta-feira especialistas ambientais.

  • 26/11/2019 18:16:00

    Ministério do Ambiente recolhe contribuições para projecto

    Ondjiva - O Ministério do Ambiente recolheu hoje, terça-feira, na cidade de Ondjiva, contribuições da sociedade civil para a implementação do projecto "Neutralidade da Degradação da Terra e dos Recursos Naturais" nas províncias do Cuando Cubango e Cunene.

  • 17/06/2019 16:26:15

    Cunene necessita de polígonos florestais

    Ondjiva- A necessidade de criação de polígonos florestais para mitigar os efeitos seca na província do Cunene foi defendida hoje, segunda-feira, pelo chefe do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), Dumbo Mupei.