Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

18 Julho de 2020 | 16h15 - Actualizado em 18 Julho de 2020 | 16h14

Província de Benguela ganha mil acácias rubras

Benguela - Mil plantas, da espécie acácias rubras, foram doadas hoje, sábado, ao Governo de Benguela, por benfeitores naturais desta região, para o reforço da campanha de arborização em curso nas sedes municipais, constatou a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Viveiro de plantas (arquivo)

Foto: Francisco Miúdo

Cuanza - Sul: Estufa de plantas na fazenda Santo Antonio

Foto: Francisco Miudo

Segundo Carlos Correia, representante dos “benfeitores”, que entregou oficialmente as plantas ao governador da província, Rui Falcão, o gesto resulta da vontade de pessoas singulares, alguns residentes em Luanda, mas naturais de Benguela, de contribuírem na melhoria da imagem das municipalidades.

“Nós nascemos e crescemos aqui, por isso, gostamos de Benguela”, enfatizou, explicando que o movimento de solidariedade integra 20 homens dedicados a diferentes áreas de serviços, interessados na melhoria da imagem das cidades locais.

Segundo apurou a Angop, das referidas plantas, que actualmente se encontram no viveiro do vale do Cavaco, na cidade de Benguela, 300 são para a sede provincial, 300 para o Lobito, 200 vão para a Catumbela e igual número para o município da Baía Farta.

Na ocasião, a administradora municipal de Benguela, Adelta Matias, informou que a sede provincial conta actualmente com 11 jardins (alguns dos quais de grande dimensão), dos quais seis contam com o apoio de grupos empresariais para sua manutenção.

“Esses empresários apoiam os jardins 11 de Novembro (defronte a administração local), de gastronomia (na feira popular), do largo da Peça, do Quilómetro 0, do bar Ferreira, bem como o da República, defronte ao mercado municipal”, disse, acrescentando que existe também uma brigada de jovens voluntários que se dedica ao trabalho de arborização.  

A administradora referiu que o gesto vai ajudar a resgatar as acções de repovoamento dos espaços verdes da urbe, dando possibilidade de substituição das plantas que se perderam ao longo dos últimos anos.

Segundo Adelta Matias, só nesta época seca (cacimbo) de 2020), já foram plantas 5000 (cinco) mil acácias, além de palmeiras e outras espécies de plantas.

Ainda assim, apelou aos munícipes no sentido de aderirem a uma mega campanha de limpeza e arborização, denominada “Benguela limpa”, devendo os detentores de meios participarem com os respectivos equipamentos, com vista a remoção de resíduos sólidos nos diversos bairros de Benguela.

O governo de Benguela desenvolve este ano uma campanha de recuperação de jardins e arborização das sedes municipais, que está a melhor a imagem desas circunscrições.

Leia também
  • 15/06/2020 11:27:42

    Município da Catumbela aposta na arborização

    Catumbela - A vila-sede do município da Catumbela e respectivas comunas contam, nos últimos dias, com trezentas novas mudas de árvores das espécies de eucaliptos, acácias e palmeiras, plantadas no quadro de uma campanha de arborização na província de Benguela.

  • 06/06/2020 14:19:59

    Lobito recupera 20 jardins

    Lobito - Pelo menos vinte jardins emblemáticos da cidade do Lobito, província de Benguela, começam a ser recuperados nos próximos dias, no âmbito de uma campanha lançada hoje, sábado, para melhorar a imagem da cidade e promover a preservação ambiental.

  • 14/05/2020 15:58:20

    Engenheiro alerta para perigo ambiental de novo mercado no Lobito

    Lobito - O engenheiro ambiental Isaac Sassoma manifestou-se hoje contra o projecto de construção de um mercado informal na zona do Chivili, bairro São João, na sequência da desactivação da praça do Tchapanguele, apontando diversos efeitos nefastos sobre o ambiente no local.