Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

16 Setembro de 2020 | 17h07 - Actualizado em 16 Setembro de 2020 | 17h54

Ministério capacita técnicos sobre direitos humanos e ambientais

Luanda - Técnicos de diferentes Departamentos Ministeriais foram, nesta quarta-feira, capacitados sobre direitos humanos e ambientais, no âmbito da implementação da Estratégia Nacional dos Direitos Humanos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A acção formativa teve como objectivo promover a implementação da estratégia nacional dos direitos humanos, sensibilizar a sociedade angolana sobre os direitos ambientais, numa perspectiva de direitos humanos, e identificar os principais desafios para Angola no âmbito dos direitos ambientais, entre outros.

A Estratégia Nacional dos Direitos Humanos visa elevar os Direitos Humanos à categoria de “Questão de Segurança Nacional”, merecedora de avaliação, prevenção e tomada de medidas para garantir a estabilidade social.

Ao intervir na sessão, a secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, defendeu que a dignidade humana só se concretiza com respeito das garantias ambientais, que dependem, fundamentalmente, dos instrumentos normativos e institucionais operacionalizados pelo Estado em plena articulação com a sociedade civil.

A agressão sistematizada e consequente do ambiente, segundo a responsável, pode colocar em risco o respeito a dignidade humana.

A secretária de Estado para o Ambiente, Paula Francisco Coelho, notou que a relação entre direitos humanos e protecção ambiental é bastante evidente e inegável.

Sem um meio ambiente saudável ou ecologicamente equilibrado, de acordo com Paula Coelho, é impossível gozar dos básicos direitos reconhecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O seminário, realizado com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tratou de temas como “Os direitos ambientais numa perspectiva dos direitos humanos, principais padrões internacionais” e “Desenvolvimento local, ambiente e redução de riscos por desastres naturais, entre outros assuntos.

Leia também
  • 16/09/2020 10:47:24

    Inamet confirma sismo em Nambuangongo

    Caxito - O sismo registado no dia 10 de Setembro no município de Nambuangongo, província do Bengo, teve uma magnitude de 3.3 na escala de Richter, informou nesta quarta-feira o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (Inamet).

  • 08/09/2020 14:43:41

    Ambiente sensibiliza sobre acondicionamento de lixo

    Matala - O Gabinete Provincial do Ambiente, Saneamento e Resíduos Sólidos da Huíla promove, desde esta terça-feira, no Lubango, um ciclo de acções de sensibilização nos mercados paralelos para a redução no uso e melhor acondicionamento de sacos plásticos.

  • 27/08/2020 11:00:26

    Baleia encalha na Boavista

    Luanda - Uma baleia de aproximadamente quatro metros de comprimento foi encontrada morta na noite de quarta-feira, na zona da Boavista, distrito urbano da Ingombota, em Luanda.