Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

15 Fevereiro de 2013 | 16h46 - Actualizado em 18 Fevereiro de 2013 | 00h00

MCT e Microsoft apresentam concurso "Imagine Cup 2013 final local Angola"

Concurso

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Director nacional do desenvolvimento tecnológico e inovação do MCT, Gabriel Luís Miguel

Foto: Angop

Luanda - O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Microsoft apresentaram hoje, em Luanda, o concurso “Imagine Cup 2013 final local Angola” que visa apurar candidatos do ramo da informática para o concurso mundial a decorrer em São Petersburgo, na Rússia.

De acordo com o director nacional do desenvolvimento tecnológico e inovação do MCT, Gabriel Luís Miguel, o referido concurso visa identificar jovens estudantes universitários nas áreas de informática, com ideias para desenvolver vários programas e projectos para a indústria cibernética.

Com estes trabalhos, acrescentou, ficam habilitados a concorrer no concurso de 2 de Abril, em Angola, que dará passagem para o concurso mundial, em São Petersburgo, Rússia, em Julho de 2013.

“É a primeira vez que se realiza em Angola uma final da Imagine Cup local, fruto da parceria que o MCT firmou com a Microsoft e que envolvem vários parceiros, nomeadamente instituições de ensino superior públicas e privadas, através das suas áreas de informática”, explicou.

Segundo o responsável, a comissão organizadora do evento está a trabalhar na divulgação dos objectivos, com vista a se obter maior participação de estudantes deste subsistema de ensino para este concurso de carácter nacional, apesar de o tempo para a prova nacional ser escasso.

Adiantou que o MCT pretende, com eventos destes, dentro da política e a estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação, bem como no mecanismo de coordenação de sistema nacional, inserir a ciência, a tecnologia e inovação na estratégia de desenvolvimento do país.

A utilização, disse, de várias variáveis como este de potenciar os estudantes da área de informática vão fazer com que o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação seja robusto e ofereça serviços a sociedade.

Por seu turno, o gestor de contas estratégicas da Microsoft em Angola, António Oliveira, disse se tratar de um contributo que a multinacional presta por se tratar do maior evento mundial para jovens estudantes neste ramo, daí ser a empresa a maior patrocinadora.

“Nós, como impulsionadores na área tecnológica, decidimos envolver o MCT e as universidades para que tivesse lugar também em Angola este ano. Mas o mais importante é permitir aos jovens a divulgação das suas ideias tecnológicas de forma geral e dar a possibilidade a outras pessoas de acederem estas tecnologias”, disse.

O Imagine Cup se realiza em África a cerca de sete anos e normalmente a Microsoft aproveita estas aplicações desenvolvidas por estes estudantes para serem usados dentro da tecnologia da multinacional, como nos Windows mobile e do próprio sistema operativo da Microsoft.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 29/01/2019 15:37:00

    Empresas inqueridas para aferir desenvolvimento científico do país

    Luanda - O Ministério do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) vai usar uma amostra de mais de 100 empresas ligadas ao ensino superior, investigação científica, desenvolvimento e inovação no 3º Inquérito de Ciência, Tecnologia e Inovação, afirmou, nesta terça-feira, em Luanda, a instituição.

  • 16/09/2018 20:50:31

    Angola: Marcolino Canganjo vence 9ª edição da feira do inventor

    Luanda - O Inventor Marcolino Canganjo, da província do Huambo, venceu, hoje (domingo), em Luanda, a 9ª edição da Feira do Inventor/Criador Angolano (FeICA), na categoria free lancer com o projecto "Regulador de trânsito electrónico".

  • 28/07/2018 08:57:57

    Angola está atenta aos desafios da 4ª revolução

    Joanesburgo (Dos enviados especiais) - O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, afirmou, em Joanesburgo, África do Sul, que Angola está a dar passos para se conformar às exigências da quarta revolução digital, um dos vários temas abordados na 10ª Cimeira dos BRICS, realizada de 25 a 27 de Julho.

  • 28/04/2018 15:20:53

    "G - pessoas" expõe seus serviços na 1ª Edição da FEJETEC

    Luanda - A empresa nacional de prestação de serviços em diversas áreas, "G - pessoas", está a levar ao conhecimento dos visitantes da primeira edição da Feira Nacional Juvenil de Educação, Tecnologia e Cultura (FEJETEC), os seus produtos e serviços.