Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

22 Fevereiro de 2013 | 17h06 - Actualizado em 22 Fevereiro de 2013 | 17h05

Concurso "Imagine Cup 2013 final local Angola" dá oportunidade a jovens nas áreas de informática

Tecnologia

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda – O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Microsoft apelaram hoje, em Luanda, os estudantes das instituições de ensino superior na área de informática a se inscreverem no concurso “Imagine Cup 2013 final local Angola”, com termo previsto para 15 de Março, visando o apuramento para o concurso mundial da modalidade a decorrer em São Petersburgo, na Rússia.

De acordo com o membro da Comissão Dinamizadora do Imagine Cup 2013 final local Angola, Afonso Mosquito Garrido, para além de estarem a fazer uma ampla divulgação nos meios de comunicação social, os membros da comissão vão passando a informação a nível das unidades orgânicas das instituições de ensino que representam.

“Tendo em conta que o concurso é nacional, esforços estão a ser feitos para que a informação chegue de forma célere e clara nas instituições deste subsistema de ensino nas outras províncias, apesar de se estar a correr com o tempo, visto que o evento nacional realiza-se a 2 de Abril, em Luanda”, explicou.

Para o responsável, apesar de os estudantes estarem numa fase de inscrições a comissão está a trabalhar com os responsáveis das áreas de informática destas instituições por formas a passarem a informação aos estudantes através das suas bases de dados.

O concurso, acrescentou, que objectivo é despertar nos jovens universitários ideias para desenvolver vários programas e projectos para a indústria cibernética, com pendor para a inovação, criação de aplicativos para jogos, bem como para o Windows mobile, entre outros, habilitará os mesmos ao concurso mundial, em São Petersburgo, Rússia, em Julho de 2013.

Trata-se da primeira vez que se realiza em Angola uma final da Imagine Cup local, fruto de uma parceria que o MCT firmou com a Microsoft e que envolvem vários parceiros, nomeadamente instituições de ensino superior públicas e privadas, através das suas áreas de informática.

O MCT pretende, com eventos destes, dentro da política e a estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação, bem como no mecanismo de coordenação de sistema nacional, inserir a ciência, a tecnologia e inovação na estratégia de desenvolvimento do país.

A utilização de várias variáveis potenciam os estudantes da área de informática a fazerem com que o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação seja robusto e ofereça serviços à sociedade.

O Imagine Cup se realiza em África a cerca de sete anos e normalmente a Microsoft aproveita estas aplicações desenvolvidas por estes estudantes para serem usados dentro da tecnologia da multinacional, como nos Windows mobile e do próprio sistema operativo da Microsoft.