Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

19 Dezembro de 2013 | 12h15 - Actualizado em 18 Dezembro de 2013 | 18h55

Ministra constata aumento na investigação científica em Angola

A ministra da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, disse em Luanda que desde 2009 têm se registado aumentos significativos nos trabalhos ligados à pesquisa e investigação científica das universidades e instituições similares angolanas

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia ,Maria Cândida Teixeira

Foto: Angop

De acordo com a titular da pasta, que revelou o facto quarta-feira em entrevista à Angop, esta realidade obrigou o estudo e elaboração do ante-projecto sobre os prémios da ciência, tecnologia e inovação, com vista a se incentivar os trabalhos científicos e a pesquisa.

O sector, acrescentou a governante, organizou em Luanda a 1ª e 2ª Conferências Nacionais sobre Ciência (2009 e 2011), eventos que servem de plataforma de apresentação de resultados de investigação científica, troca de experiência entre os actores da ciência e tecnologia angolanos com especialistas de outros países.
 
No âmbito da cooperação científica e tecnológica entre Angola e a África do Sul, no período 2011/2012, deu lugar ao primeiro Edital de Financiamento Conjunto de Projectos de Investigação Científica entre os dois países, cujos trabalhos encontram suporte na Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCTI), na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e no Mecanismo de Coordenação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Estes três documentos, disse, criam as linhas orientadoras de desenvolvimento da CTI em Angola até 2025, segundo a Estratégia de Desenvolvimento do País, as regras e normas para o funcionamento do SNCTI e seus actores, bem como apontam a forma e meios para a implementação da visão e missão que conformam os objectivos, acções e programas.

Segundo a ministra, visando a dinamização da investigação científica nas matemáticas, tendo em atenção aos problemas sociais, foi realizado, em 2011, de dois seminários em modelos matemáticos, bem como visitas (2009 – 2012) às instituições de investigação, desenvolvimento e empresas do sector produtivo.

“Realizaram-se visitas e encontros de auscultação sobre a investigação científica e desenvolvimento tecnológico, com vista o estreitamento da relação entre o órgão reitor (MINCT) e os autores da ciência e tecnologia em Angola, nomeadamente Instituto Nacional de Investigação Pesqueira, seguida de uma reunião com os investigadores das pescas, da agricultura e com os investigadores da saúde”, explicou.

Segundo ela, em 2012 foram realizado trabalhos de investigação para dar resposta às cheias no Cunene, tendo contado com a participação de investigadores das Universidades Agostinho Neto, Mandume Ya Ndemufayo e de profissionais angolanos ligados à gestão dos recursos hídricos, aos serviços meteorológicos, Protecção Civil e Bombeiros, bem como de especialistas convidados da África do Sul e Portugal.

Neste contexto, em conformidade com o objectivo geral 6 da PNCTI, o MINCT promoveu e co-realizou, em Julho de 2012, em parceria com o Governo Provincial do Cunene e Universidade Mandume Ya Ndemufayode um workshop intitulado “A Contribuição da Ciência na Prevenção e Combate às Cheias no Cunene”, visando a identificação de causas das cheias e procura de vias de solução.

Leia também
  • 22/08/2018 19:04:53

    Abertas candidaturas para 8ª edição dos "Prémios Estrela DStvEutelsat"

    Luanda - Estudantes do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 14 e 19 anos, estão habilitados a candidatar-se, até ao dia 12 de Outubro, à oitava edição dos "Prémios Estrela DstvEultelsat", lançado oficialmente terça-feira, em Luanda, com o intuito de incentivar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia.

  • 22/08/2018 19:03:49

    Investigação científica requer parcerias público-privadas

    Luanda - A coordenadora sul-africana do comité técnico conjunto em Ciência e Tecnologia entre Angola e África do Sul, Mabuzela Mampei, advogou hoje, quarta-feira, em Luanda, a necessidade da criação de parcerias público-privadas para a implementação de projectos de investigação científica visando a resposta rápida das pesquisas.

  • 04/08/2018 05:15:02

    Concurso nacional de criação de jogos acontece este mês

    Luanda - A terceira edição do concurso nacional de criação de jogos digitais será realizada a 17 deste mês, em Luanda, numa iniciativa das universidades Metodista de Angola (UMA), Agostinho Neto (UAN) e da Sociedade Angolana da Computação (SAC) e promoção do Ministério do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação (MESCTI).

  • 21/06/2018 12:34:45

    Bancos aderem ao novo serviço da Emis

    Luanda - Sessenta porcento dos bancos comerciais angolanos já aderiu ao serviço "Levantar dinheiro sem cartão", por via dos caixas automáticos (ATM), lançado há um mês, em todo o país, pela Empresa Interbancária de Serviços (Emis).