Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

15 Abril de 2013 | 16h43 - Actualizado em 16 Abril de 2013 | 09h51

Realizado concurso "Imagine Cup 2013 final local Angola"

MINCT

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Director Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MESCT), Gabriel Luís Miguel

Foto: Angop

Luanda  – Um concurso que visou identificar jovens estudantes universitários nas áreas de informática, com ideias para desenvolver vários programas e projectos para a indústria cibernética, foi realizado hoje, em Luanda, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT), em parceria com a internacional Microsoft.

Denominado “Imagine Cup 2013 final local Angola", o evento foi realizado pela primeira vez em Angola e que teve um curto tempo de preparação, segundo o director nacional de desenvolvimento tecnológico e inovação do Ministério da  Ciência e Tecnologia (MINCT), Gabriel Luís Miguel.

Por causa dessa situação, explicou, somente estudantes do ensino superior participaram da mesma.

De acordo com a fonte, para o ano de 2014 o concurso “Imagine Cup 2014 final local Angola será extensivo ao subsistema do ensino geral e terá uma extensão a nível nacional.

A aprovação de alguns documentos deu surgimento ao plano nacional de ciência e tecnologia e inovação de Angola, designado plano CIT em 2011, tendo como objectivo a materialização da estratégia nacional da ciência e tecnologia. É de periodicidade anual.

Ressaltou que o Ministério da Ciência e Tecnologia, no âmbito das suas atribuições, tem realizado outros concursos e com outros parceiros nacionais e internacionais, sempre com o objectivo de capacitar os recurso humanos e o reforço institucional dos diferentes integrantes do sistema nacional de ciência tecnologia e inovação.

Adiantou que o ministério prevê para este ano realizar um concurso denominado “Inovar no sistema produtivo angolano”, dirigido às empresas nacionais e estrangeiras que desenvolvem as suas actividades em Angola, bem como o concurso de protótipos e modelos indústrias, dirigidas às instituições de investigação científica desenvolvimento tecnológico e inovação e às instituições de ensino integrado no subsistema de ensino geral.

Será realizado pela primeira vez em paralelo com 3ª Conferência Nacional da Ciência e Tecnologia, em Setembro de 2013, a Feira da Ciência e Tecnologia, que integrará a 5ª edição da Feira do Criador Angolano e a 1ª edição da Feira de Ideias e Invenções e Valorização de Produtos.