Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

29 Setembro de 2017 | 08h38 - Actualizado em 29 Setembro de 2017 | 12h20

Maria Sambo é a nova ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Luanda - A médica Maria do Rosário Bragança Sambo, actual reitora da Universidade Agostinho Neto (UAN), foi quinta-feira (28 de Setembro) nomeada ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo Presidente da República e Titular do Poder Executivo, João Lourenço.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maria do Rosário Sambo é a nova ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto: Clemente

No cargo de reitora desde Agosto de 2015, a professora Maria do Rosário Bragança Sambo é licenciada, desde 1983,em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. É especialista em Neurologia desde 1997 pelo Serviço de Neurologia do Hospital de Egas Moniz (Lisboa – Portugal) e da Ordem dos Médicos de Portugal.

É doutorada em Medicina (2010), ramo de Genética, com a defesa da tese sobre "Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas", no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras, Portugal) e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Foi decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, em Benguela (2011-2015), onde é também professora titular. Com o trabalho sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas” obteve dois prémios: prémio Pfizer 2010 para a investigação clínica, atribuído pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e o prémio de investigação biomédica pela Ordem dos Médicos de Angola, em 2011. Interessa-se particularmente por estudos clínicos e genéticos sobre a malária.

É responsável pela coordenação de dois projectos da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, designadamente “Rastreio neonatal da Drepanocitose e aconselhamento genético a casais de risco no Hospital Central de Benguela” e “Malária falciparum em grávidas na província de Benguela: as lesões placentárias, a resposta imunológica e os marcadores de susceptibilidade genética à infecção planetária”.

É autora e co-autora de várias publicações científicas em revistas indexadas, bem como do livro Um olhar sobre as doenças médicas na gravidez – Casos Clínicos (Benguela, Outubro 2013). Publicou ainda E Assim Vivi Benguela - Fragmentos de uma vida (memórias), pela Mayamba Editora, Luanda, 2017, 90 páginas.

A sua nomeação coincide com a realização da Conferência Científica da Universidade Agostinho (CCUAN2017), que decorre de 27 a 29 de Setembro, no Hotel Victória Garden, sobre o tema central "Investigar para o desenvolvimento de Angola: situação actual e desafios", no âmbito das Jornadas Agostinho Neto Setembro 2017, comemorativas dos 95 anos de António Agostinho Neto, Primeiro Reitor e Patrono da UAN e Primeiro Presidente da República  e do 28 de Setembro - Dia da Universidade Agostinho Neto, jornadas por ela coordenadas, sendo igualmente a presidente da Comissão Organizadora da Conferência, que reúne mais de 650 participantes, entre docentes, investigadores, estudantes da UAN e de outras Instituições de Ensino Superior do país, públicas e privadas, e professores convidados de Moçambique, Portugal, Cabo Verde e Brasil.

Assuntos Ensino Superior   Política  

Leia também
  • 25/10/2016 15:21:07

    Qualidade e valorização dos estudantes podem melhorar ensino superior - diz ministro

    Luanda - O ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, advogou hoje (terça-feira), em Luanda, que a reafirmação do ensino superior, o conceito de qualidade e a valorização dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes são alguns dos pressupostos importantes para a melhoria do subsistema de ensino que dirige.

  • 13/03/2014 16:09:29

    Responsável pede empenho para melhoria do ensino superior

    Luanda - O director do Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC) da Universidade Metodista de Angola, André Feijó, instou hoje (quinta-feira), em Luanda, os professores e estudantes a empenharem-se para que as instituições de ensino superior do país estejam entre as melhores de África.