Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

13 Março de 2018 | 15h47 - Actualizado em 13 Março de 2018 | 15h47

Governação electrónica proporciona ganhos à administração pública

Luanda - O director do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), Miguel Cazevo, considerou hoje (terça-feira) a governação electrónica um instrumento importante para a melhoria dos serviços da administração pública.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, o responsável disse que com a utilização das tecnologias de informação e comunicação os serviços públicos ficam mais próximo dos cidadãos, possibilitando um alarga participação da sociedade, apoiada por uma administração capaz de fornecer trabalhos de qualidade e acessíveis.

Miguel Cazevo, que falava à margem do encerramento da Conferencia "Software livre e aberto nos PALOP e Timor-Leste",  sublinhou ainda a importância do desenvolvimento de software livre e aberto na redução de custos dos sistemasinformáticos de apoio ao serviço público.

"Nós, o Infosi, estamos numa fase de cooperação com as universidades para o fomento desse tipo de tecnologia (software livre e aberto). O  ministério já tem estado a levar acabo ao fomento de uma sociedade que se baseia neste sistema não tirando o primor das empresas que tem os seus negócios software de proprietário", realçou.

Acrescentou que o sistema reduz custos humanos e de sistema de licenciamento informático e  programação de apoio aos os serviços público.

O encontro que teve a duração de dois dias contou com a participação de técnicos do Infosi, representantes do Projecto de Apoio à Melhoria da Qualidade e Proximidade dos Serviços dos PALOP-Timor -Leste e da CPLP.

Leia também
  • 13/03/2018 13:43:44

    Cidade de Ndalatando ganha serviços de internet grátis

    Ndalatando - A cidade de Ndalatando, capital do Cuanza Norte, conta desde hoje (terça-feira) com três pontos de acesso grátis à internet, inaugurados pelo ministro da Ciência e Tecnologia, José Carvalho da Rocha.

  • 12/03/2018 22:29:41

    Malanje prevê abrir mediateca dentro de seis meses

    Malanje - Munícipes de Malanje poderão ter acesso à mediateca provincial dentro de seis meses, prognosticou hoje, nesta cidade, o secretário de Estado para as Tecnologias de Informação, Manuel Homem.

  • 12/03/2018 14:24:58

    Autoridades tecnológicas reptam criação de apoio à inovação

    Luanda - O secretário de estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Neto, desafiou hoje, segunda-feira, em Luanda, as Instituições de Ensino Superior (IES) do país a criar áreas ou estruturas que se especializem em matérias de tecnologias em apoio à inovação.