Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

21 Junho de 2018 | 12h34 - Actualizado em 21 Junho de 2018 | 12h33

Bancos aderem ao novo serviço da Emis

Luanda - Sessenta porcento dos bancos comerciais angolanos já aderiu ao serviço "Levantar dinheiro sem cartão", por via dos caixas automáticos (ATM), lançado há um mês, em todo o país, pela Empresa Interbancária de Serviços (Emis).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Multicaixa

Foto: Rosário dos Santos

A informação foi avançada nesta quinta-feira, à Angop, pela directora de comunicação e imagem da Emis, Kátia  Santos, que disse terem o serviços disponível 24 horas ao dia.

Com essa inovação, o levantamento de dinheiro nos ATM pode ser feito sem o recurso de um cartão, permitindo que uma pessoa, mesmo não bancarizada, receba valores monetários.

Segundo Kátia  Santos, basta que um utente com cartão dirija-se a um ATM, seleccione "outras operações", escolha a opção "levantamento sem cartão", seleccionar a opção "novo pedido", o montante pretendido e introduza um código secreto de três dígitos.

Depois desse procedimento, sublinhou, o utente deve confirmar o código secreto e aguardar o talão do pedido onde contém a referência de levantamento.

Por sua vez, o cidadão não bancarizado pode fazer o levantamento pressionado a tecla "oito" ou "a verde" do teclado do ATM, introduzindo a referência de levantamento dada pelo ordenante do pedido.

Depois, deve introduzir o código secreto fornecido pelo ordenante e retirar os valores.

De acordo com Kátia Santos, que falava no último dia da Feira Internacional de Tecnologia de Informação e Comunicação "Angotic 2018", o serviço foi lançado a pensar no bem-estar das pessoas e na facilidade de envio e levantamento de dinheiro.


 

Leia também
  • 22/08/2018 19:04:53

    Abertas candidaturas para 8ª edição dos "Prémios Estrela DStvEutelsat"

    Luanda - Estudantes do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 14 e 19 anos, estão habilitados a candidatar-se, até ao dia 12 de Outubro, à oitava edição dos "Prémios Estrela DstvEultelsat", lançado oficialmente terça-feira, em Luanda, com o intuito de incentivar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia.

  • 22/08/2018 19:03:49

    Investigação científica requer parcerias público-privadas

    Luanda - A coordenadora sul-africana do comité técnico conjunto em Ciência e Tecnologia entre Angola e África do Sul, Mabuzela Mampei, advogou hoje, quarta-feira, em Luanda, a necessidade da criação de parcerias público-privadas para a implementação de projectos de investigação científica visando a resposta rápida das pesquisas.

  • 04/08/2018 05:15:02

    Concurso nacional de criação de jogos acontece este mês

    Luanda - A terceira edição do concurso nacional de criação de jogos digitais será realizada a 17 deste mês, em Luanda, numa iniciativa das universidades Metodista de Angola (UMA), Agostinho Neto (UAN) e da Sociedade Angolana da Computação (SAC) e promoção do Ministério do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação (MESCTI).