Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

21 Junho de 2018 | 12h34 - Actualizado em 21 Junho de 2018 | 12h33

Bancos aderem ao novo serviço da Emis

Luanda - Sessenta porcento dos bancos comerciais angolanos já aderiu ao serviço "Levantar dinheiro sem cartão", por via dos caixas automáticos (ATM), lançado há um mês, em todo o país, pela Empresa Interbancária de Serviços (Emis).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Multicaixa

Foto: Rosário dos Santos

A informação foi avançada nesta quinta-feira, à Angop, pela directora de comunicação e imagem da Emis, Kátia  Santos, que disse terem o serviços disponível 24 horas ao dia.

Com essa inovação, o levantamento de dinheiro nos ATM pode ser feito sem o recurso de um cartão, permitindo que uma pessoa, mesmo não bancarizada, receba valores monetários.

Segundo Kátia  Santos, basta que um utente com cartão dirija-se a um ATM, seleccione "outras operações", escolha a opção "levantamento sem cartão", seleccionar a opção "novo pedido", o montante pretendido e introduza um código secreto de três dígitos.

Depois desse procedimento, sublinhou, o utente deve confirmar o código secreto e aguardar o talão do pedido onde contém a referência de levantamento.

Por sua vez, o cidadão não bancarizado pode fazer o levantamento pressionado a tecla "oito" ou "a verde" do teclado do ATM, introduzindo a referência de levantamento dada pelo ordenante do pedido.

Depois, deve introduzir o código secreto fornecido pelo ordenante e retirar os valores.

De acordo com Kátia Santos, que falava no último dia da Feira Internacional de Tecnologia de Informação e Comunicação "Angotic 2018", o serviço foi lançado a pensar no bem-estar das pessoas e na facilidade de envio e levantamento de dinheiro.


 

Leia também
  • 16/05/2018 16:59:07

    Angola em mesa redonda internacional sobre mudança tecnológica

    Luanda - A ministra do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, representa o país na mesa redonda sobre "O Impacto da rápida mudança tecnológica na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", que decorre de 14 a 18 deste mês, em Genebra, na Suiça.

  • 03/05/2018 14:47:25

    Ministro exorta profissionais das TIC a promoverem boas práticas

    Luanda - O ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, exortou hoje (quinta-feira), em Luanda, os profissionais das TIC a promoverem as boas práticas internacionais para o desenvolvimento do sector.

  • 02/05/2018 14:54:29

    Engenheira defende tratamento de água com ozónio

    Luanda - A engenheira química Isabel Pereira Felizardo defendeu hoje (quarta-feira), em Luanda, o tratamento de água com ozónio por ser mais eficaz do que o cloro e menos oneroso para as empresas envolvidas neste processo.