Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

11 Julho de 2018 | 15h03 - Actualizado em 11 Julho de 2018 | 14h19

Angola aparece nos relatórios da UNESCO para tecnologia

Luanda - O secretário de estado da Ciência e Tecnologia, Domingos da Silva Neto, destacou o facto de Angola aparecer no relatório de 2015 da Organização das Nações Unidas para Educação (Unesco) como um país a dar "passos importantes no avanço" da ciência e tecnologia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Secretario de Estado do Ensino superior, hoje, em Luanda

Foto: Clemente dos Santos

Domingos Neto, que falava a jornalistas na sequência do seminário de capacitação sobre o terceiro inquérito Nacional de Indicadores de Ciência Tecnologia e Inovação que se realizou hoje em Luanda, lembrou que Angola já foi mencionada, em 2014, no relatório da Nova Parceria Para o Desenvolvimento de África (NEPAD) sobre o desenvolvimento da investigação científica.

Apesar destas referências, o secretário de estado disse que Angola precisa melhorar para cumprir com as recomendações padrão, nomeadamente financiamentos de projectos ligados ao sector.

O secretário de estado explicou ser necessário que os financiamentos para os projectos científicos sejam equivalentes a um por cento do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional, um indicador que ainda está distante da realidade do país, isto é, 0,07 porcento.

Segundo Domingos da Silva Neto, o problema não esta só nos valores à disposição, mas em como se aplicam.

Adiantou que já estão a ser feitos trabalhos para se atingir o preconizado, apontando como exemplo este inquérito que visa a recolha de dados e informação para a elaboração dos Indicadores de investigação científica e Desenvolvimento experimental, transferência de tecnologia e inovação.

No seminário foram transmitidos conhecimentos sobre os indicadores de ciência e tecnologia de informação, para elaboração dos indicadores de investigação científica e desenvolvimento experimental, transferência de tecnologia e inovação.

Assuntos Ciências  

Leia também
  • 18/10/2018 18:23:06

    Multinacional anuncia funcionamento do Sistema de Cabos Submarinos

    Luanda - A multinacional angolana de telecomunicações, Angola Cables, anunciou hoje, em Luanda, a entrada em funcionamento do Sistema de Cabos Submarinos da Costa Ocidental Africana (WACS), condicionado desde o passado dia 18 de Setembro, em consequência do corte registado a cerca de 1,2 quilómetros da Estação de Sangano.

  • 13/09/2018 19:51:40

    Ministra apela empresários à criação de infra-estruturas tecnológicas

    Luanda - A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, apelou hoje, em Luanda, aos empresários a criarem infra-estruturas estratégicas para o lançamento de projectos e programas inovadores com a finalidade de inserção de tecnologias transversais-chave no país

  • 04/09/2018 12:29:10

    Duzentos expositores na 9ª Edição da feira do Inventor-Criador

    Luanda - Duzentos expositores de instituições públicas, privadas e freelancers participam, de 14 a 16 do corrente mês, em Luanda, da 9ª Edição da feira do Inventor-Criador Angolano (FeICA).

  • 22/08/2018 17:21:24

    Resultados de Investigações devem ser transferidos para sector produtivo

    Luanda - O secretário de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto, disse hoje, quarta-feira, em Luanda, que os resultados de trabalhos de investigação científica devem ser transferidos para o sector produtivo ou industrial para o desenvolvimento do país.