Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

11 Julho de 2018 | 15h14 - Actualizado em 11 Julho de 2018 | 15h12

Angola recolhe indicadores sobre Ciência e Tecnologia

Luanda - O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e Inovação vai abrir, dentro de três semanas, uma campanha de recolha de indicadores desses sectores - anunciou hoje, em Luanda, a ministra Maria do Rosário Sambo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra do Ensino superior Maria do Rosário Bragança

Foto: Clemente dos Santos

A ministra, que discursava no seminário sobre indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, fez saber que a campanha se destina à materialização dos objectivos da política nacional do sector no quadro do Programa de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022 e na Estratégia da SADC de Mediação da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Maria do Rosário Sambo referiu que o Decreto Presidencial de 201/11 de 20 de Julho estabelece o apuramento dos indicadores de Ciência, Tecnologia e inovação como forma de assegurar o acompanhamento desta actividade pelo Executivo, tendo em atenção o investimento realizado, a produção científica, tecnológica e a integração dos resultados obtidos na sociedade.

Noutra parte do seu discurso, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação instou os actores e parceiros a produzir mais conteúdos científicos de modo a se atingir um porcento do PIB dedicado à ciência, ao contrário dos actuais 0,07, equivalente entre 12 a 14 milhões de dólares.

Sobre a recolha de dados, disse que os principais resultados estão relacionados com a despesa interna bruta em investigação e desenvolvimento, o número de investigadores científicos em instituições de ensino superior e de investigação e desenvolvimento, o tempo dedicado à investigação científica, bem como os resultados obtidos em forma de produção científica (artigos científicos e outros tipo de publicações indexadas em bases de dados internacionais) e produção tecnológica (patentes, protótipos, desenhos técnicos e novos produtos).

O seminário vai proporcionar habilidades aos participantes sobre produção de indicadores básicos em ciência, tecnologia e inovação, para publicação do relatório nacional sobre o assunto.  

Assuntos Ciências   Tecnologias  

Leia também
  • 30/11/2018 13:20:26

    Sétima Feira de Segurança Electrónica acontece em Dezembro

    Luanda - A delegação de Luanda do Ministério do Interior (MININT) realiza, nos dias um e dois de Dezembro, no distrito do Nova Vida, município do Kilamba-Kiaxi, em Luanda, a sétima edição da Feira de Segurança Electrónica.

  • 21/11/2018 13:51:19

    Feira de invenções de Nuremberga aberta a produtos industrializados

    Luanda - A Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA), anualmente realizada em Nuremberga (Alemanha), pode a partir da edição 2019 contar com produtos industrializados angolanos, em função da inclusão este ano da categoria "Indústria", que premeia produtos de grandes empresas.

  • 19/11/2018 20:01:15

    Estudante lança aplicativo para resgate de valores culturais e linguísticos

    Lubango - Um aplicativo informático denominado “Resgate de Valores Culturais e Linguísticos”, criado pelo estudante Rafael Calitoco, afecto ao Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI), será lançado oficialmente na segunda quinzena de Fevereiro de 2019, com objectivo da valorização das línguas nacionais angolanas.

  • 16/11/2018 18:10:06

    Nova Sotecma apresenta carro eléctrico na Expo Indústria e Projekta

    Luanda - Um carro eléctrico para diminuir a poluição do meio ambiente, está a ser apresentado no terceiro salão da Feira da Indústria Angolana - Expo Indústria e Projekta, pela empresa Nova Sotecma.