Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

17 Agosto de 2018 | 15h01 - Actualizado em 17 Agosto de 2018 | 15h45

Ministra admite necessidade do reforço das ciências básicas

Luanda - A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, reconheceu, em Luanda, ser necessário o reforço do ensino da matemática, física, química, biologia e todas que contribuem para o conhecimento de base tecnológica desde os primórdios da situação escolar até ao ensino superior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra do Ensino Superior, Maria do Rosário Sambo

Num discurso de abertura da III edição do concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais, a ministra ressaltou ser uma forma de motivar os jovens para ciência e a tecnologia, pois influencia o surgimento de plataformas desenhadas de forma lúdica.

Disse que, à semelhança do concurso, existem plataformas da responsabilidade directa do seu ministério e outras desenvolvidas com parceiros nacionais e internacionais, que visam o reforço do ensino das ciências básicas como a Criança e o Mundo Digital, Ciência Yetu, Inclusão Digital com conteúdos educacionais, Imagin Cup da Microsoft e a Hora do Código.

Referiu que o sistema nacional de ciência e tecnologia tem igualmente beneficiado com a criação e catalização de outras plataformas, para tornar mais forte a componente técnico científica do sistema educativo.

Anunciou que o centro tecnológico nacional colocará à disposição dos diferentes actores do sistema nacional de ciência tecnologia e inovação, a partir de Setembro do ano em curso, um espaço para o fomento de set up de base tecnológica, permitindo que muitos projectos apresentados no concurso possam ser incubados, respeitando as regras estabelecidas pelo direito de propriedade intelectual.

Esta medida permitirá a materialização da produção em grande escala, transferindo-os para sociedade em geral para que as ideias desses projectos não morram.

Disse haver uma política nacional de ciência tecnologia e inovação que contem  instrumentos de gestão, como a estratégia nacional e o mecanismo de coordenação do sistema nacional de ciência tecnologia e inovação, que inclui diferentes actores, alinhados com a necessidade de inserção da ciência tecnologia inovação na estratégia do desenvolvimento de Angola.

Relativamente ao concurso, disse que esta edição foi antecedida de curso de formação básica e avançada de desenvolvimento de jogos digitais, como um elemento de transferência de conhecimentos.

Reconheceu a necessidade de maior inclusão a fim de que todas as províncias do país tenham mais representantes, de modo a se evitar as assimetrias territoriais que existe no país.

Por sua vez, o reitor da Universidade Óscar Ribas (UÓR), Eurico Wongo Gungula, recordou que actualmente o desenvolvimento científico alinhado com a cultura do empreendedorismo tecnológico encontram-se entre as prioridades dos países, tendo em conta o lugar conquistado por programadores de jogos digitais.

Para esta edição foram inscritos  80 projectos, dos quais 50 foram pré-seleccionados pela comissão de júri, demonstrando desta forma tendência crescente para adesão por parte de juventude neste tipo de plataformas.

Assuntos Ciências   Ensino  

Leia também
  • 17/08/2018 05:01:36

    Concurso nacional de criação de jogos digitais acontece hoje

    Luanda - A terceira edição do concurso nacional de criação de jogos digitais realiza-se hoje (sexta-feira), em Luanda, numa iniciativa das universidades Metodista de Angola (UMA), Agostinho Neto (UAN) e da Sociedade Angolana da Computação (SAC).

  • 07/08/2018 15:02:12

    Angola prioriza Investigação científica

    Luanda - Angola prioriza, para a investigação científica, o financiamento de projectos, apetrechamento de laboratórios e o aumento do número de investigadores doutorados - disse hoje em Luanda a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo.

  • 27/07/2018 12:01:41

    Mais longo eclipse total lunar do século ocorre hoje

    Luanda - O mundo observa hoje o mais longo e espectacular eclipse total da lua do século XXI, que terá Lua de sangue e Marte mais perto. Em Angola será visível a partir das 21h30.