Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

25 Agosto de 2018 | 11h27 - Actualizado em 27 Agosto de 2018 | 10h52

Académico apresenta solução tecnológica hidráulica no Cuanza Norte

Ndalatando- Uma invenção tecnológica para soluções Hidráulicas, denominada "Bomba Azul", que serve para a captação e bombeamento de água para fins domésticos e agrário, a partir de uma fonte, foi apresentada, sexta-feira, na cidade de Ndalatando (Kwanza Norte).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cuanza Norte: Acto de apresentação da nova tecnologia hidráulica

Foto: Diniz Simão

Criado pelo inventor angolano e docente da Universidade Kimpa Vita, Morris Zombo, o engenho funciona através da energia cinética (força de gravidade) e é uma solução viável para o fornecimento de água em localidades desprovidas de energia eléctrica.

 “A bomba não precisa de energia, nem estar acoplada a qualquer motor eléctrico ou mecânico para funcionar”,  esclareceu, acrescentando que tem a capacidade de bombear entre 20 a 60 mil litros de água/hora a uma altitude de até 120 metros: Foi produzido a partir de componentes de ferro fundido e de aço e tem um tempo de vida útil calculado em 50 anos.

Explicou que a invenção é fruto de um trabalho de seis anos de investigação, realizado nos laboratórios da universidade de Marselha, em França, que culminou em uma tese de doutoramento em soluções hidráulicas.

De acordo com o docente,  o dispositivo que já foi também apresentado na Namíbia e na República Democrática do Congo, conta com quatro exemplares que estão em funcionamento, em regime experimental, em algumas localidades das províncias do Uíge e das Lunda Sul e Norte, cujos resultados são positivos,

Indicou que foi a pensar nas dificuldades que a população enfrenta no acesso a água que o motivaram a desenvolver o disspositivo.

Para o inventor, a solução representa um ganho para o desenvolvimento de tecnologias hidráulicas, para os gestores e os utentes, dado o seu baixo custo de funcionamento e o alto rendimento de bombeamento.

Esclareceu que a bomba é de fácil instalação, bastando que haja um rio, riacho ou lagoa, assim como uma conduta e um reservatório para a distribuição.

O projecto, continuou,  está em fase de divulgação e carece de financiamentos para passar à produção e comercialização.

Presentemente, Morris Zombo disse que está a trabalhar com as autoridades  para a certificação e o registo da marca e da patente.

O decano da Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte, afecta à Universidade Kimpa Vita, Pedro Vita, considerou o invento como uma “grande inovação” na área da ciência.

Referiu que o projecto enquadra-se no Programa de Extensão Universitária da instituição que visa a utilização dos conhecimentos produzidos na instituição ao serviço das comunidades.

O acto de apresentação foi testemunhado pelo chefe de departamento de Promoção e Reabilitação Imobiliária do Gabinete Provincial do Cuanza Norte de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Mendes Bento, em representação do governo provincial.

O responsável elogiou o projecto, fundamentalmente, por tratar-se de invenção de um angolano,  que trará soluções no domínio do abastecimento de água.

 Para o responsável, quanto mais soluções haver,  mais opções o país terá para mitigar os problemas de fornecimento de água à população.

 O governo provincial, continuou, está interessado na invenção e vai avaliar a viabilidade da sua utilização nos diferentes projectos de abastecimento de água à província.

 Considerou que a  invenção é do interesse público e pertinente, numa altura em que a cidade de Ndalatando (capital da província)  regista um deficit no abastecimento de água, fruto das limitações do actual sistema de fornecimento.

“Essa pode ser mais uma das soluções a disposição do governo da província para mitigar o problema de abastecmento de água”, sublinhou.

Leia também
  • 03/09/2018 18:36:54

    Prémos Estrela DStv Eutelsat apresentado hoje no Uíge

    Uíge - Estudantes do ensino secundário da província do Uíge, com idades compreendidas entre os 14 e 19 anos, participam a partir de hoje dos Prémios do concurso ?Estrela DStv Eutelsat?, numa iniciativa da Multichoice Angola

  • 13/03/2018 16:05:48

    Cuanza Norte: Ministro quer maior cobertura de telefonia na estrada 230

    Ndalatando - O ministro da Ciência e Tecnologia, José Carvalho da Rocha anunciou hoje (terça-feira) a adopção de medidas para maior cobertura dos serviços de telefonia ao longo da estrada nacional 230, para a celeridade no socorro de vítimas de acidentes de viação.

  • 13/03/2018 13:43:44

    Cidade de Ndalatando ganha serviços de internet grátis

    Ndalatando - A cidade de Ndalatando, capital do Cuanza Norte, conta desde hoje (terça-feira) com três pontos de acesso grátis à internet, inaugurados pelo ministro da Ciência e Tecnologia, José Carvalho da Rocha.