Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

29 Novembro de 2019 | 15h24 - Actualizado em 29 Novembro de 2019 | 15h23

Crianças adquirem conhecimentos de programação digital

Malanje - Quarenta alunos do ensino primário e secundário de diferentes escolas da cidade de Malanje terminaram hoje (sexta-feira), nesta cidade, um curso de programação e criação de jogos infantis, promovido no âmbito do projecto "Unitel Code" da operadora de telefonia móvel no país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A formação foi realizada em parceria com a empresa Educação e Tecnologia “BucaApp” e a REMA (Rede de Mediatecas de Angola), e decorreu de 25 a 29 deste mês, com a participação de crianças dos 8 aos 16 anos de idade, visando despertar neles o gosto e contacto com as TIC's (Tecnologias de Informação e Comunicação), através de manuseio de computadores, criação de jogos e navegação na internet.

No acto de encerramento do evento, a representante da Unitel, Rogéria Natália André, disse que a promoção do curso surgiu no sentido de responder a necessidade do mercado de se inserir as crianças no mundo digital, daí a razão do projecto Unitel Code.

Disse ser um projecto contínuo da empresa, com vista a envolver cada vez mais crianças no mundo tecnológico e de programa digital, tendo apelado aos mesmos a expandir os conhecimentos e técnicas adquiridos.

“Esperemos que as crianças tenham absorvido conhecimentos e disseminem junto das suas famílias, colegas e outros grupos sociais com que interagem para que mais crianças e adultos ganhem também habilidades de manusear meios tecnológicos, com destaque para o computador e internet”, rematou.

Por sua vez, o representante da Rede de Mediatecas de Angola em Malanje, Adão José, enalteceu o projecto, na medida que vai ajudar a suprir determinadas dificuldades que as crianças enfrentam no que toca ao manuseio de computador e contacto com desenhos, jogos e internet.

Realçou que os petizes aprendem brincando e o projecto Unitel Code tem esse pendor, através da criação de jogos.

Apelou, entretanto, os outros parceiros da REMA e organismos afins a criarem iniciativas do género, para aliada a Unitel, promoverem o desenvolvimento tecnológico e psicomotor das crianças.

Durante cinco dias, os alunos aprenderam a estruturar ideias, instalação e entendimento de interface, remodelação de projectos, entre outras matérias.

Desenvolvido no âmbito da responsabilidade social da Unitel, o projecto já formou crianças das províncias de Benguela, Bié, Huila, Huambo, Cunene, Cabinda, Lunda Sul e Uíge.

Leia também
  • 25/11/2019 18:07:43

    Quarenta crianças formadas em programação

    Malanje - Quarenta crianças dos oito aos 16 anos de idade começaram hoje (segunda-feira) a ser formados gratuitamente, em matéria de programação e criação de jogos infantis, no âmbito do projecto "Unitel Code", desenvolvido pela operadora móvel para despertar o gosto pelas TIC's (Tecnologias de Informação e Comunicação).

  • 09/11/2019 15:53:37

    Abel Abraão quer mais jovens na Mediateca

    Cuito - O jornalista reformado da Emissora Provincial da Rádio Nacional de Angola (RNA), Abel Abraão, patrono da Mediateca do Bié, inaugurada neste sábado, na cidade do Cuito, pediu ao Governo e outros segmentos a darem mais oportunidade aos jovens na ocupação dos postos de trabalho na instituição e outros sectores da vida.

  • 01/06/2019 09:41:58

    Huambo: crianças desfavorecidas concluem curso de informática

    Huambo - Oitenta crianças desfavorecidas de diversos lares de acolhimento da cidade do Huambo, encerraram, nesta sexta-feira, um curso básico de informatica na óptica do utilizador, promovido pela Mediateca local.