Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

03 Dezembro de 2019 | 11h50 - Actualizado em 03 Dezembro de 2019 | 14h50

Angolanos fora do Mundial de Programação

Luanda - As três equipas angolanas apuradas para o campeonato Africano e Árabe Universitário de Programação ficaram em 83º lugar, ao resolverem apenas dois dos 12 exercícios recomendados, e ficam de fora do Mundial da Rússia 2020, mas receberam o prémio campeões do "West de África".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Angola no Campeonato Africano de Programação

Foto: Cedida

De acordo como o director do Concurso Angolano Universitário de Programação (AoCPC), Valeriano Marcolino, Angola fez-se representar pelas equipas “The Winners” do Isutic, o “Isptec”  e a “Taskforce”, igualmente do Isustic.

Na competição são apresentados 12 problemas para as equipa, todos em inglês, numa plataforma com tempo cronometrado. São problemas Matemáticos resolvidos com quatro (4) linguagens de programação, nomeadamente C, C++, java e Pyton.

As equipas angolanas venceram o regional em Setembro, o que lhes habilitou ao concurso "Africa and Arab Collegiate Programming Championship (ACPC)", realizado este fim-de-semana no Egipto, entre mais de 100 Universidades de África, os apurados vão, em Junho de 2020, ao Mundial da Rússia.

Angola participa nas competições regionais há quatro anos, desde 2016, e só agora conseguiu qualificação para o concurso africano, criado em 1979.

Para concorrer, as universidades inscrevem as suas equipas em simultâneo com os concorrentes de outros países. A hora e data marcada são submetidos a um teste on-line, em que o júri controla a resolução dos exercícios, findo o prazo, de cinco horas, informa as equipas e os países vencedores.

Ao contrário dos concursos regionais, onde os concorrentes ficam nos seus países, o Africano e o Mundial são presenciais.    

Assuntos Concurso  

Leia também
  • 23/10/2018 12:38:01

    Angola ocupa posições modestas no ranking regional de programação

    Luanda - Angola ficou nas 6ª, 9ª e 11ª posições do ranking regional da 20ª edição do concurso internacional universitário de programação ao sul da África (The 20th South African Collegiate Programming Contest), que se realizou no último fim de semana em Luanda.

  • 04/10/2018 13:30:33

    Angola com 15 equipas no concurso internacional de programação

    Luanda - Quinze equipas angolanas de cinco instituições de Ensino Superior (IES) representam Angola na 20ª edição do concurso internacional universitário de programação ao sul da África (The 20th South African Collegiate Programming Contest), entre os dias 19 e 20 deste mês.

  • 18/08/2018 11:51:30

    Estudantes da UAN vencem concurso nacional de jogos digitais 2018

    Luanda - O jogo "A mama mandou", criado por estudantes da Universidade Agostinho Neto (UAN), venceu sexta-feira, em Luanda, a terceira edição do concurso nacional de criação de jogos digitais, na categoria de inovação.