Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

12 Abril de 2019 | 14h33 - Actualizado em 12 Abril de 2019 | 14h32

Deputado destaca importância da investigação científica

Luanda - O presidente da 6ª Comissão parlamentar da Assembleia Nacional, Victor Kajibanga, destacou nesta sexta-feira, em Luanda, a importância da aposta na investigação científica para o desenvolvimento sustentável do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Deputados da 6ª Comissão da Assembleia Nacional visitam Centro de Investigação Científica

Foto: Clemente

O deputado, que falava durante a visita as instalações do Centro Nacional de Investigação Cientifica (CNIC), sublinhou que a investigação cientifica bem articulada é uma força produtiva que gera desenvolvimento e contribui na diversificação da economia.

Apelou ao empresariado a apostarem e financiarem os investigadores, por serem agentes importantes da sustentabilidade de qualquer projecto.

Por sua vez, o director do CNIC, Adérito Paz da Cunha fez saber que a instituição submeteu ao Plano Nacional de Investigação Ciência Tecnológica cinco projectos de investigação sobre desenvolvimento rural, nutrição, cultivo de plantas e medicina natural para financiamento.

Fez saber que a instituição não possui, ainda, um laboratório para trabalhos e que conta apenas com seis técnicos com formação superior para as unidades em ciências de vida e dois para ciências sociais.

A visita visou auscultar os principais problemas do CNIC, conhecer a sua organização e funcionamento, bem como o alinhamento dos programas do Plano Nacional de Desenvolvimento.

A 6ª Comissão parlamentar da Assembleia Nacional trata dos assuntos da saúde, educação, ensino superior, ciência, tecnologia e inovação.

Leia também
  • 12/04/2019 14:14:42

    Mais de 100 projectos de investigação submetidos a financiamento

    Luanda - Cento e quarenta e duas teses de investigação científica foram submetidos, desde Janeiro último, ao Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) para financiamento.

  • 22/08/2018 19:04:53

    Abertas candidaturas para 8ª edição dos "Prémios Estrela DStvEutelsat"

    Luanda - Estudantes do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 14 e 19 anos, estão habilitados a candidatar-se, até ao dia 12 de Outubro, à oitava edição dos "Prémios Estrela DstvEultelsat", lançado oficialmente terça-feira, em Luanda, com o intuito de incentivar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia.

  • 22/08/2018 19:03:49

    Investigação científica requer parcerias público-privadas

    Luanda - A coordenadora sul-africana do comité técnico conjunto em Ciência e Tecnologia entre Angola e África do Sul, Mabuzela Mampei, advogou hoje, quarta-feira, em Luanda, a necessidade da criação de parcerias público-privadas para a implementação de projectos de investigação científica visando a resposta rápida das pesquisas.