Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

25 Abril de 2019 | 18h20 - Actualizado em 25 Abril de 2019 | 18h20

Adesão ao GBIF considerado vantajoso para comunidade científica

Luanda- A adesão de Angola ao Sistema Global de informação sobre a biodiversidade (GBIF) é considerado, pelo secretário de Estado do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e inovação, Domingos da Silva Neto, como uma vantagem para a comunidade científica angolana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o responsável, que falava no encerramento do workshop sobre a participação de Angola no Centro Internacional de Investigação Científica do Atlântico (AIR Centre) e sobre a  adesão de Angola ao Sistema Global de informação sobre a biodiversidade (GBIF), a inscrição de dados e acesso livre sobre a biodiversidade beneficia a comunidade científica, que pode aproveitar essa informação e transformar em tecnologia.

Reiterou que o país tem um volume de informação de  260 mil espécie já classificadas em plantas e animais.

O GBIF  é uma organização internacional dedicada a promoção, compilação , vinculação, padronização, digitalização, divulgação e uso global dos dados da biodiversidade a nível mundial.  

O evento teve como objectivos identificar oportunidades (projectos e infra-estruturas de participação Angolana AIR-Centre e potencialidades para a representação angolana no AIR-Centre e no GBIFE divulgar a adesão do país.

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e inovação pretendeu, com a realização do workshop, sensibilizar investigadores de instituições de ensino superior e de investigação científica angolana para integrar na Rede de Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento nos programas (AIR-Centre) e GBIF.  

Assuntos Angola  

Leia também
  • 25/04/2019 14:58:26

    Angola no quinto diálogo de alto nível do Air Centre

    Luanda - Angola, através do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e Inovação, participa de 28 a 30 do corrente mês, na Nigéria, no 5 º Diálogo de Alto Nível do Centro Internacional de Investigação Científica do Atlântica (Air Centre).

  • 25/04/2019 14:33:58

    Executivo aposta na investigação científica

    Luanda - A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, quer ver o país com melhores indicadores e em desafios mundiais em relação a investigação científica.

  • 29/03/2019 20:03:54

    Angola "ensaia" regulação das redes sociais

    Luanda - Quem anda com regularidade nas redes sociais (plataformas digitais que revolucionaram as tecnologias de informação) sabe que elas encurtam distâncias e seduzem milhares de internautas, mas nem sempre são tão pacíficas como se desejava.