Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

29 Abril de 2019 | 08h59 - Actualizado em 29 Abril de 2019 | 18h07

Angola participa na reunião da "Atlantic Interactions"

Luanda- Uma delegação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação participa, de 28 a 30 deste mês, na quinta reunião internacional sobre o Diálogo de Alto Nível Indústria-Ciência-Governo da organização "Atlantic Interactions", na cidade de Lagos (Nigéria).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra Maria do Rosário Bragança Sambo chefia delegação em Lagos (arquivo)

Foto: Rosario dos Santos

A delegação angolana ao evento é chefiada pela ministra Maria do Rosário Sambo, e integra o director Nacional de Ciência e Investigação Científica, António de Alcochete, bem como o director-geral do Centro Tecnológico Nacional, Joaquim Ituamba.

A reunião vai analisar as últimas conquistas na expansão da rede e visa consolidar parcerias e entregar projectos relacionados com a preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, em prol do benefício da população das zonas banhadas  pelo  Oceano Atlântico.

A “Atlantic Interactions “ (Interacções do Atlântico, tradução literal do Inglês) é uma iniciativa inter-governamental, em curso, que visa pesquisar e divulgar todo o potencial do Oceano Atlântico para a sociedade.

Actua como uma estrutura para colaboração científica e tecnológica e desenvolvimento de ideias inovadoras, políticas comuns, partilha de programas de investigação e de projectos conjuntos, com prioridades nacionais e desafios globais tais como a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, o Roteiro para a Década das Nações Unidas, Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, o Acordo de Paris e o Protocolo   Sendai para a Redução do Risco de Desastres Naturais, até 2030.

Desde 2016, foram realizados workshops em várias cidades, o que mobilizou governos, investigadores e empreendedores em todo o mundo, para o desenvolvimento de uma nova agenda de Ciência e Tecnologia, para uma abordagem integrativa e melhoria das pesquisas sobre o Oceano Atlântico.

Para o efeito, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação realizou um workshop sobre a participação de Angola no Centro Internacional de Investigação Científica do Atlântico (AIR Centre), com o objectivo de identificar oportunidades (projectos e infra-estruturas) da participação angolana no “AIR Centre”, bem como identificar potencialidades para a representação angolana no referido centro.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 25/04/2019 18:20:33

    Adesão ao GBIF considerado vantajoso para comunidade científica

    Luanda- A adesão de Angola ao Sistema Global de informação sobre a biodiversidade (GBIF) é considerado, pelo secretário de Estado do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e inovação, Domingos da Silva Neto, como uma vantagem para a comunidade científica angolana.

  • 25/04/2019 14:58:26

    Angola no quinto diálogo de alto nível do Air Centre

    Luanda - Angola, através do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e Inovação, participa de 28 a 30 do corrente mês, na Nigéria, no 5 º Diálogo de Alto Nível do Centro Internacional de Investigação Científica do Atlântica (Air Centre).

  • 25/04/2019 14:33:58

    Executivo aposta na investigação científica

    Luanda - A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, quer ver o país com melhores indicadores e em desafios mundiais em relação a investigação científica.