Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

14 Outubro de 2019 | 16h15 - Actualizado em 14 Outubro de 2019 | 16h30

Ministra inaugura Academia Cisco na Casa da Juventude

Luanda - A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, inaugurou hoje (segunda-feira), na Casa da Juventude em Viana, uma Academia Cisco para o ensino de matérias sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto

Foto: Marcelino Camões

A Academia Cisco é uma escola voltada ao ensino das TIC, redes de computadores, desde os mais básicos aos mais avançados. Numa primeira fase os programas de formação serão assegurados por técnicos do Instituto de Telecomunicações (ITEL).

A formação, com duração de 30 dias, arranca dentro de um mês e para tal estão já abertas as inscrições para os cursos de IT Essentials (reparação avançada de computadores), introdução à redes, conceitos básicos de roteamento e computação, estendendo a rede e interconectando redes.

O Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI) equipou o laboratório de informática da Academia com 25 computadores, 19 telefones IP (comunicação interna), três roteadores, sistema CCTV, switch e respectivos acessórios.

Testemunharam o acto, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, o secretário de estado para a Juventude, Fernando Francisco João, e o director do ITEL, André Pedro.

O evento insere-se no quadro da cooperação institucional com o MTTI, que fez também a entrega de uma plataforma informática de gestão escolar, a exemplo do sucedido recentemente com o Instituto Politécnico de Ciências Geográficas (IPCG).

A Academia Cisco é a componente de formação da companhia multinacional com o mesmo nome que disponibiliza uma plataforma de ensino online junto com a componente física com um instrutor local.

O ITEL é a academia regional para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP ) e tem a responsabilidade de certificação.

Leia também
  • 28/09/2019 09:14:12

    Internet em "banda larga" chega ao Lubango

    Lubango - A cidade capital da província da Huíla, Lubango, conta desde, sexta-feira, com três pontos de ligação à internet em "banda larga", inaugurados pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, no quadro do projecto denominado "Angola on-line".

  • 31/05/2019 23:18:19

    Banco Atlântico apresenta primeiro laboratório digital

    Luanda - O primeiro laboratório digital em Angola, para promover um ecossistema de fomento ao empreendedorismo e inovação digital, foi apresentado, hoje, sexta-feira, pelo presidente da Comissão Executiva (PCE) do Banco Atlântico, Daniel Santos.

  • 12/04/2019 14:33:09

    Deputado destaca importância da investigação científica

    Luanda - O presidente da 6ª Comissão parlamentar da Assembleia Nacional, Victor Kajibanga, destacou nesta sexta-feira, em Luanda, a importância da aposta na investigação científica para o desenvolvimento sustentável do país.