Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

28 Setembro de 2001 | 20h11

-

AngolaPress

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

por Geraldo Quiala, ANGOP

Luanda, 28/09 - Sete meses depois de ter ganho o torneio"Cidade de Luanda", o Desportivo da Expresso conquistou a nona taçada sua história no futebol feminino, ao vencer pela quarta vez o"Provincial", edicao`2001.

A Expresso, que surgiu da fusão com o Desportivo da Nocal na épocade 1994/95, tem sido a equipa mais regular nas provas realizadaspela associação provincial de futebol, onde após a criação do Torneio"Cidade de Luanda", em 1997, venceu as três edições.

a Expresso, equipa patrocinada pela agência de viagens com mesmonome, tem se apresentado em todas as competições como seria candidataao título.

Mas, se na "Cidade de Luanda" tem encontrado facilidades, o mesmo não acontece no Torneio "Março Mulher", onde nunca conquistou nenhum trofeu, quedando-se sempre pelas meias-finais da prova quevisa saudar o Dia Internacional da mulher (08 de Março).

O campeão de Luanda, representante angolano em 1997 na "Taça Noruega", tem ainda na sua galeria uma SuperTaça, conquistada em1998, uma Taça de Angola (1997) e quatro títulos Provinciais (1997,1998, 2000 e 2001.

Apesar do seu poderio e hegemonia da modalidade em Luanda, a Expresso foi eliminada da taça de Angola na presente edição, como de tem sido de hábito, pela equipa das amigas do mártires, formação que ganhou respectivamente a Taça de Angola`98 e o "Março Mulher`99".

Um dos factores que tem contribuído, segundo alguns dirigentes dofutebol feminino, para o domínio quase absoluto daquela formação, édecadência das equipas outrora consideradas "fortes", como sãoo Blocos FC, Terra nova, Nelito Soares e Boavista FC, estas duas jáextintas.

Nesta conformidade, em qualquer competição as atenções ficam viradas para quatro equipas (Expresso, Progresso do Sambizanga, TerraNova e Amigas do mártires). Acrescendo-se a estas a formação doMasilva, revelação da presente época.

Em termos de trofeus conquistados, a Expresso lidera com nove,seguida do Progresso do Sambizanga (oito), Boavista FC (quatro),Amigas do Mártires e Desportivo da Orion, com dois cada.

Paralelamente aos provinciais disputados em Luanda, em 1997 foi realizado, no Lubango (Huila), o primeiro campeonato nacionalexperimental de futebol feminino, ganho pelos Blocos FC, secundadospela Expresso.

Os Blocos FC, actualmente relegados aos últimos lugares do campeonato de Luanda, foram igualmente campeões experimentais do primeiro "Provincial" disputado em 1995.