Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

26 Outubro de 2002 | 22h26

-

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda, 26/10 - O Petro de Luanda sagrou-seesta noite campeão nacional sénior feminino de andebolpela 12ª vez na sua história, ao vencer o Desportivo da Enana, por 22-21, no segundo jogo dos "play off", a melhor de três.

Com a vitória de hoje frente ao Desportivo da Enana,o Petro de Luanda confirmou sua hegemonia no país, ao evitar o terceiro jogo dos "play off".

O Petro de Luanda, que conquistou seu primeiro títuloem 1989, venceu todos os jogos da 23ª edição do campeonatonacional de andebol.

Nos três desafios disputados entre "petrolíferas" e"aeroportuárias", as campeãs nacionais e africanas ganharama estreante Enana, por 23-19, 21-18 e 22-21.

Desde o primeiro título do Petro de Luanda, em 1989,a equipa do "eixo viário" venceu oito campeonatos consecutivos, tendo sido quebrado esse ritmo apenas em1998, quando o Atlético Sport Aviação (ASA) se tornoucampeão.

Depois do insucesso de 1998, o Petro de Luanda apostouna juventude, aliada a experiência de algumas veteranas(Filomena Trindade, Elisa Webba, Anica Neto, e Maria Vanga),e no ano seguinte recuperou o título perdido.

A partir de 2000, as "petrolíferas" aumentaram o número de trofeus na sua galeria, totalizando 12 taças,feito inédito em provas nacionais em seniores.

Depois do Petro de Luanda (12 títulos), o Ferroviáriovenceu nove vezes (no período de 1981 até 1988), enquanto ASA e Educação de Benguela inscreveram-se na lista dos campeões apenas uma vez.

O ASA, vice-campeão de 2001, classificou-se na terceira posição, seguido da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, no quarto lugar, numa prova em que participaram oito equipas.

Leia Mais:
Andebol: Palmarés do nacional feminino