Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

17 Fevereiro de 2005 | 09h30

Futebol: A história do termo Girabola

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Girabola é a designação do campeonato nacional da 1ª divisão

Foto: Foto Angop/Arquivo

Luanda, 17/02 - Tal como em outras partes do mundo, onde os campeonatos têm uma designação específica, como Superliga (Portugal), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Calcio (Itália), Premier League (Inglaterra), Le Championnat França) a principal prova do futebol em Angola tem a designação de Girabola.

O termo Girabola, designação atribuída ao campeonato nacional de futebol da primeira divisão, tem 12 anos mais do que a prova que dá nome.

A principal prova do futebol angolano, que sábado dá o pontapé de saída da sua 27ª edição, foi instituída em 1979, por despacho do então secretário de Estado da Educação Física e Desportos, Rui Mingas.

O termo Girabola associou-se imediata, automática e naturalmente ao campeonato então criado.

Segundo refere a revista "Trumuno" sobre uma década do futebol angolano (1977-87), o Girabola celebrava já 12 anos de existência. Foi uma criação do radialista Rui de Carvalho (que foi também ministro da Comunicação Social), em 1967, para designar o então campeonato provincial de Angola.

Nessa altura, foram surgindo as primeiras manifestações de nacionalismo no desporto; nas cidades começava a ser melhor compreendido o fenômeno da guerra de libertação que no interior do país se desenvolvia.

Conforme escreve o "Trumuno", o campeonato português da primeira divisão não tinha nada a ver com o de Angola. Eram provas completamente distintas e dentro deste espírito da Frente Ampla para o Desporto, criada nesse mesmo ano, passou-se a personificar o campeonato, dando-lhe um cariz puramente nacionalista, através de uma linguagem que se ajustasse a este espírito.

Foi desta forma que nasceu o termo Girabola que, com toda a carga de intenção, passou a definir o campeonato de futebol de Angola. Assim que foi instituído o nacional da primeira divisão, em 1979, a designação Girabola ressurgiu com toda força e com outro impacto. De facto uma denominação, sobretudo, exclusiva que encarna o espírito de unidade nacional expresso numa prova que tem servido para aproximar a juventude de todas as regiões etno-geográficas do país.

A revista Trumuno é da autoria dos radialistas Mateus Gonçalves e Carlos Pacavira e apresenta o movimento futebolístico entre os anos 1977 e 1987.