Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

29 Julho de 2006 | 18h45

Ciclismo: Walter da Silva alcança duplo título no nacional

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Walter da Silva, do Interclube de Benguela, conquista os títulos de campeão nacional de estrada, sénior e júnior

Foto: Foto Angop/Arquivo

Luanda, 30/07 - Walter da Silva, do Interclube de Benguela, conquistou os títulos de campeão nacional de estrada, sénior e júnior, ao vencer sábado a segunda etapa (prova de fundo) do Campeonato unificado, cronometrando 3h28.07 em 136 quilómetros.

Com uma média de velocidade de 39 kms a hora, o atleta, que entrou para competição com o objectivo de revalidar o troféu de estrada na classe júnior, obteve o inédito no ciclismo nacional, conquistando três galardões num só evento. O mesmo ciclista venceu sexta-feira a prova de contra-relógio individual em júnior.

O ciclista, muito cedo começou a dar indicações de que seria um obstáculo para os atletas mais experientes. Depois de 35 kms percorridos, encontrava-se no pelotão da frente com mais 11 atletas dos 81 presentes.

Nesta altura, as atenções estavam viradas para o então detentor do troféu Igor Silva, que, no terceiro pelotão, dava mostras de cansaço. Ainda assim, era acompanhado de perto pelos seus principais opositores.

Enquanto os candidatos à vitória disputavam uma posição vantajosa, Walter da Silva, bem orientado e com boa preparação física, "assaltou" a liderança do pelotão principal, quando já tinha efectuado a viragem no control da Barra do Kwanza e estava de regresso à meta.

Durante os últimos 50 kms, o ciclista de Benguela foi alternando a liderança da prova comMarcelino António (Santos FC) e Bernardo Edson (Misto da Huíla).

A cerca de dois kms para o corte de meta, Walter da Silva, com um "sprint", distanciou-se dos seus adversários, que, já sem fulgor, não conseguiram acompanhar a pedalada.

Isolado, o atleta cortou a meta na frente, sagrando-se campeão (sénior e júnior).

Surpreendente foi a recuperação do seu companheiro de equipa Igor Silva, que já ninguém o esperava no pódio, surgiu no segundo lugar, com o tempo de 3h30.06, seguido de Osvaldo Jacinto com o mesmo tempo, isto na categoria de seniores.

Em juniores, Walter Silva foi secundado por Marcelino António (3h30.06 Santos FC) e Gabriel Catulumba (3h07.00, Inter de Benguela). A etapa de fundo iniciou na zona de Talatona, passou por Ramiros, Barra do Kwanza e terminou no local de partida.

A XVIII edição do Campeonato Nacional encerra no domingo, com a realização de uma prova de circuito fechado de 30 kms. A etapa decorrerá no Largo da Independência, avenida Deolinda Rodrigues, e não será pontuável para classificação final.

A competição conta com 81 ciclistas, provenientes de nove províncias e 21 equipas.