Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

01 Maio de 2007 | 22h40

Basquetebol/Taça: Petro de Luanda mais próximo da conquista

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda, 01/05 - O Petro de Luanda está a uma vitória de conquistara Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, ao vencer hoje, no pavilhãoanexo à Cidadela, o 1º de Agosto por 72-70 em partida da primeira mão da final.

Os "militares", detentores do troféu, entraram determinados em "limpar" aimagem deixada no desafio do Campeonato Nacional, em que perderam por 106-89. Até ao intervalo os pupilos de Jaime Covilhã lideravam o marcador (38-34), depois de já estarem com 10 pontos de vantagem (38-28).

No segundo tempo, 3º quarto, o Petro de Luanda mudou completamente o rumo dos acontecimentos, ao contrário dos dois primeiros periodos, em que o jogo exteriornão funcionava, os lançamentos dos 6,25 metros foram as "armas" usadas pelos"petroliferos" na reviravolta do resultado.

Fernando Albano, com nove pontos marcados no referido quarto, foi o destaque.O atleta marcou os três pontos que permitiram, pela primeira vez, ao Petro deLuanda passar à frente do marcador (42-40).

A um minuto para terminar o periodo, os pupilos de Ginguba ampliaram a vantagem para 10 pontos (55-45), mas até ao final os "rubro-negros" conseguiram reduzir para sete, 57-50.

No último quarto, a partida foi marcada pelo equilibrio, a 41 segundos do fim, asduas equipas encontravam-se empatadas, 70-70, com posse de bola para o 1º deAgosto. Armando Costa perdeu a bola e na resposta Jordão sofre falta e beneficia dedois lances livres. O poste português marca os dois e a sua equipa passa à frentedo marcador, 72-70.

Na reposição, a 14 segundos do fim, Miguel Lutonda falha o passe para Kikas eo Petro de Luanda recupera por Luis Costa que, mesmo falhando o lançamento, noúltimo segundo, garante a vitória dos "tricolores" por 72-70.

A segunda mão do encontro disputa-se no próximo dia quatro no mesmo recinto. O 1º de Agosto, para revalidar o título, deverá vencer por mais de dois pontos.

Com arbitragem do trio internacional Carlos Júlio, Fernando Pacheco e David Manuel, as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (11), Carlos Almeida (00), Armando Costa (06),Olimpio Cipriano (00), Joaquim Gomes "Kikas" (11), Felizardo Ambrósio (02),Vladimir Ricardino (00), Victor Muzadi (11), Walter Costa (00), Miguel Lutonda (09),Johnny Gray (05), Gerson Monteiro (15).

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (14), Luis Costa (11), Carlos Morais (06), Feleciano Camacho (00), Frederick Gentry (09), Shannon Crooks (11), FranciscoHorácio (00), Francisco Jordão (05), Victor de Carvalho (00), Hélder Ortet (00),Domingos Bonifácio (07), Fernando Albano (09).