Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

05 Maio de 2009 | 23h53 - Actualizado em 05 Maio de 2009 | 23h59

D'Agosto supera Libolo e fica a duas vitórias do título

Basquetebol

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 Luanda  - Com o triunfo sobre o Recreativo de Libolo, por 88-80 , hoje no pavilhão do Rio Seco, em Luanda, para a primeira jornada (terceira volta) da "Final Four", o 1º de Agosto  está a duas vitorias para revalidar o título de campeão nacional de basquetebol sénior masculinos.


Os "militares" precisam vencer os próximos desafios da terceira volta diante do ASA e Petro-Atlético da capital para festejarem, sem contudo, depender de outros resultados. 


Neste momento, só um desastre impedirá o 1º de Agosto de vencer a XXXI edição do campeonato nacional que este ano contou com 12 equipas com destaque para a formação do Kwanza Sul que está entre as quatro melhores no ano de estreia.


Os "militares" encontraram muitas dificuldades para ultrapassarem a formação da província do Kwanza Sul,  que tem decepcionado nesta etapa da competição.  Os pupilos de Raul Duarte não se intimidaram com as seis vitórias consecutivas do adversário, por isso,
entraram para a quadra do jogo com intenção de impedir a trajectória da formação comandada pelo português Luís Magalhães.


Foi com esta atitude que terminaram o primeiro perído a vencer por 11 pontos de diferença (29-18). No período seguinte o 1º de  Agosto melhorou defesa e começou a explorar o jogo interior nas situações ofensivas, onde Kikas Gomes levava da melhor sobre o norte-americano Reggie Moore.


Apesar da agressividade dos visitantes, os "rubro-negros" foram para o intervalo em vantagem de 44-41.


No reatamento (3º quarto), o equilíbrio manteve-se com as duas equipas a alternarem a liderança no marcador, com os anfitriões fruto da experiência dos seus jogadores a conseguirem manter-se à frente até ao final do referido período com cinco pontos de avanço (60-55).


Na ponta final, com Carlos Almeida, melhor marcador da equipa e atleta mais eficaz do campeonato nos lançamentos a longa distância, sem soluções, o técnico Luís Magalhães viu em Vlademiro Ricardino a alternativa para o jogo exterior. O extremo marcou 11 pontos dos quais nove de triplo.


Miguel Lutonda também foi fundamental na consolidação da vitória "militar" com um triplo a seis minutos do fim, numa altura em que o Libolo estava motivado com a redução da diferença pontual para quatro. No mesmo lance o veterano base beneficiou ainda um lançamento adicional tendo convertido o mesmo.


A formação do Kwanza Sul cometeu muitos erros na fase do desafio que lhe valeu a sexta derrota na Final Four. 


Armando Costa e Kikas Gomes, ambos do 1º de Agosto, foram os melhores marcadores com 20 e 19 pontos, respectivamente,
ao passo que Domingos Bonifácio e Reggie Moore destacaram-se no Libolo com 18 e 14 cada.


Com arbitragem de Carlos Júlio, David Manuel e do português Rui Viera, que estreou-se no basquetebol angolano pelo facto de se
encontrar a trabalhar no país, as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (00), Armando Costa (20), Adilson Baza (00), Olímpio Cipriano (12), Kikas Gomes (19), Felizardo Ambrósio (04), Vlademir Ricardino (11), Francisco Jordão (02), Carlos Almeida (02), Miguel Lutonda (10),  Rodrigo Mascarenhas (08), Simão João (00).

Treinador: Luís Magalhães (português)

Recreativo do Libolo: Domingos Bonifácio (18), Joaquim Xavier (00), Luís Costa (11), Sílvio Lopes (00), Gerson Monteiro (09), Joseph Toussent (10), José Carvalho (00), Adilson Câmara (05), Leonel Paulo (13), Abdel Gomes (00), Reggie Moore (14), Feliciano Camacho (00).

Treinador: Raul Duarte (angolano)

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 08/02/2019 14:08:17

    Girabola2018/19: Claques de vuvuzelas prontas

    Luanda - De vuvuzelas prontas e cânticos na ponta da língua, serão no total mais de oito mil membros da claque do 1º de Agosto e do Petro de Luanda, às 16 horas de sábado, no estádio 11 de Novembro, para um jogo de resultado imprevisível, tal é o equilíbrio entre estes dois colossos do futebol nacional.

  • 07/02/2019 19:24:37

    Girabola2018/19: Bilhetes para clássico nas ruas

    Luanda - Vinte e cinco mil bilhetes visando o jogo entre 1º de Agosto e Petro de Luanda, para acerto da oitava jornada do Girabola2018/19, começaram a ser comercializados na tarde desta quinta-feira, na sede do clube "militar", na Maianga.

  • 07/02/2019 17:55:26

    "Clássico será decidido no detalhe" - Bianchi

    Luanda - O vencedor do jogo de sábado entre o 1º de Agosto e Petro de Luanda será decidido no detalhe, dado ao momento ascendente que as duas equipas atravessam, referiu hoje o treinador tricolor Beto Bianchi.

  • 07/02/2019 17:23:04

    Girabola2018/19: Job continua em dúvida para clássico

    Luanda - O capitão do Petro de Luanda Job é a principal dúvida para o clássico de sábado com o 1º de Agosto, enquanto Além é baixa confirmada, em jogo de acerto da oitava jornada do Girabola2018/19, no estádio 11 de Novembro.