Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

14 Janeiro de 2010 | 12h36 - Actualizado em 14 Janeiro de 2010 | 12h36

Petro Atlético foi fundado há 30 anos

Efeméride

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - O Atlético Petróleos de Luanda (APL) comemora hoje, 14 de Janeiro, o trigésimo aniversário da sua fundação (1980) como agremiação de carácter desportivo e associativo.

O nascimento do clube, vulgo Petro, tem como objectivo social primário o desporto, promovendo a prática e a expansão dessas actividades no seio da juventude e dos seus associados proporcionando igualmente um serviço em prol da cultura e recreação.

O Petro é resultante da associação entre o Atlético de Luanda e Sport Luanda e Benfica.

O seu surgimento teve diferentes motivos:

1º- Responder a estratégia da companhia petrolífera nacional no que tange a sua integração com a comunidade, contribuindo para o engrandecimento do desporto nacional, pondo ao seu serviço a sua capacidade organizativa e financeira.

2º- Responder a superior directriz emanada pela então Secretaria de Estado de Educação Física e Desportos (SEEFD) que preconiza que seriam as empresas o motor de arranque e elemento dinamizador das actividades desportivas no seio das massas trabalhadoras do País.

Para além das modalidades que competiam regularmente com destaque para o atletismo, a nível do futebol sénior, o Atlético Petróleos de Luanda iniciou com uma equipa na II Divisão nacional.

Em 1980, ano da sua criação, venceu o Campeonato da II Divisão e ascendeu a I Divisão, vulgo "Girabola".

Dois anos depois, isto é, em 1982, venceu o Campeonato da I Divisão.

 Depois do primeiro título, seguiram-se catorze (14) na I Divisão. Há ainda oito (8) Taças de Angola e quatro (4) Super Taças. Esteve presente numa final da Confederação Africana de Futebol (CAF).

Paralelamente, o Clube foi conquistando títulos em outras modalidades, com realce para o Andebol feminino, onde, que venceu diversos Campeonatos Provinciais e Nacionais, e conta no seu palmarés com quinze (15) Taças dos Clubes Campeões de África, treze (13) Super Taças Africanas Boubacar Fall, Troféu de Melhor Equipa de África, 2001, outorgado pela CAF.

 Na mesma senda do Futebol e Andebol, também o Basquetebol no Clube, tem tido uma participação primorosa a nível nacional e internacional. A conquista de vários títulos nos mais distintos escalões etários, tem sido tónica predominante das equipas de Basquetebol.

 Foi campeão da Taça dos Clubes Campeões Africanos em 2006 e organizou com êxito, a Fase Final da mesma competição no ano de 2007 em Luanda, feito reconhecido pela FIBA-África, comprovando a elevada competência do APL e do País na organização de

eventos desportivos continentais.

Engloba ainda no seu historial as modalidades de Hóquei em Patins, Ginástica, Atletismo, Voleibol, Ténis, Vela e Lutas.

A sua sede social está localizada na Rua Abdel Nasser ao eixo viário é composta por edifício de cinco (5) pisos, duas quadras para a prática do Basquetebol (desporto de sala), e o hóquei em patins. Conta também com infra-estruturas para educação e ensino com capacidade para cerca de 250 alunos.

 Na Rua Deolinda Rodrigues, situa-se o Complexo Desportivo "Catetão", onde funciona o Futebol e o Andebol.

Esse recinto, compreende dois campos de futebol relvados, um campo de andebol.

Também funciona nesta mesma área uma lavandaria, centro de musculação e centro de estágio Demósthenes de Almeida.