Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

20 Maio de 2010 | 23h38 - Actualizado em 21 Maio de 2010 | 10h10

1º de Agosto 'aplica' chapa 100 ao Petro em jogo polémico

Basquetebol

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Jogo entre 1º de Agosto (vermelho) e Petro de Luanda

Foto: Angop

Luanda - O 1º de Agosto venceu esta noite o Petro de Luanda por 103-95, em partida da segunda jornada da última fase do Campeonato Nacional de Basquetebol, denominada "final four", num jogo marcado por muitos erros da arbitragem.

Os "militares" mereceram a vitória pelo facto de cometerem menos erros que o adversário e priorizarem o jogo colectivo em detrimento dos "petrolíferos" que "abusavam" das jogadas individuais.

Defensivamente o conjunto orientado por Alberto babo esteve muito aquém, permitindo, por diversas vezes, a penetração dos bases da equipa adversária que de seguida assistiam para os postes em baixo da tabela ou extremos na linha dos triplos, que terminavam na maior parte das vezes pontuando, numa jogada que se repetiu diversas vezes.

Realce também para o confronto em baixo das tabelas entre Kikas, melhor marcador do desafio com 32 pontos, e Eduardo Mingas (26 pontos). Os dois postes travaram um duelo individual que culminou com a vitória do primeiro.

Por outro lado, as duas equipas queixaram-se muito, durante o jogo, dos árbitros que não se apresentaram ao nível do encontro. A dupla António Bernardo e Iracelmo Pinto desprestigiou o duelo entre as duas melhores formações de África.

Quanto ao decurso do desafio, os "militares", ainda sem Armando Costa (lesionado) e com Miguel Lutonda limitado, entraram com o jovem Adilson Baza como base principal, num jogo considerado de risco, tendo em conta a rivalidade entre as duas formações e o nível dos respectivos planteis.

No entanto, o antigo jogador da Universidade Lusíadas soube dar conta do recado e contra todas expectativas foi o mais utilizado por Luís Magalhães na primeira parte, com 18 minutos e 55 segundos, tendo marcado nove pontos e efectuados cinco assistências.

O técnico do 1º de Agosto aproveitou a inspiração de Adilson Baza para deixar Miguel Lutonda, que se encontra adoentado, descansar mais tempo e ser lançado apenas nos momentos decisivos.

Por sua vez, o Petro de Luanda, também com o base Paulo Santana limitado, e motivado com a vitória sobre o Libolo na primeira jornada, primeira no campeonato, entrou bem a defender na partida, apesar chegar ao intervalo com uma desvantagem de cinco pontos (24-19).

Na segunda parte, jogados três minutos, o 1º de  Agosto, graças a sua organização tanto defensiva como ofensiva, conseguiu ampliar a vantagem para 14 pontos (75-61) e aproveitou para gerir até ao final. Os "petrolíferos" ainda conseguiram reduzir, mas os três triplos seguidos de Mário Correia definiram o vencedor do jogo.

Com arbitragem de António Bernardo e Iracelmo Pinto, as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Filipe Abraão (00), Adilson Baza (12), Mário Correia (16), Kikas Gomes (32), Felizardo Ambrósio (10), Vlademir Ricardino (01), Francisco Jordão (00), Carlos Almeida (13), Miguel Lutonda (15), Rodrigo Mascarenhas (04), Hermenegildo Santos (00), Yanick Moreira (00).

Técnico: Luís Magalhães

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (26), Braulio Morais (00), Curtis Terry (19), Fernando Albano (03), Roberto Fortes (10), Afonso Rodrigues (00), Paulo Santana (16), Miguel Kiala (05), Francisco Horácio (00), Mário Porter (08), Hermenegildo Mbunga (08), Idelfonso Kiteculo (00).

Técnico: Alberto Babo

Resultados parciais: 24-19, 47-40 (intervalo), 69-61, 103-95 (final).

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 24/01/2015 17:27:52

    Natação: Pedro Pinotes reforça 1º de Agosto

    Luanda - O internacional angolano Pedro Pinotes é o novo reforço da equipa sénior masculino de natação do 1º de Agosto, tendo assinado um contrato válido até o fim dos jogos olímpicos de 2016, a decorrer no Rio de Janeiro, no Brasil.

  • 24/01/2015 17:21:05

    Paralímpicos em tratamento na África do Sul

    Luanda - Os atletas adaptados Alain Baptista (deficiente intelectual - classe T20), Maria da Silva (deficiente visual - classe T11) e Diniz Koyowisa (deficiente visual classe T12) seguem segunda-feira para a África do Sul em tratamento médico, afirmou hoje à Angop, o secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano (CPA), António da Luz.

  • 24/01/2015 13:06:12

    Paralímpicos trabalham Força na Zona Verde

    Luanda - A selecção nacional de atletismo para deficientes trabalhou a força, neste sábado, na Zona Verde (Alvalade), em Luanda, depois de nas sessões anteriores ter privilegiado a resistência no campo dos Coqueiros, tendo em conta o Meeting Internacional de Túnis, de 20 a 26 de Março, e o Open de Lotarias de São Paulo, de 20 a 25 de Abril.

  • 24/01/2015 12:30:44

    Ministro Gonçalves Muandumba lança desafio para 2015

    Luanda - O Ministro da Juventude e Desporto, Gonçalves Muamdumba, apontou sexta-feira, em Luanda, a realização da conferência nacional do futebol como desafio para o ano de 2015.