Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

24 Maio de 2010 | 23h41 - Actualizado em 24 Maio de 2010 | 23h41

Libolo "humilha" 1º de Agosto na final four

Basquetebol

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - Depois de ter vencido o 1º de Agosto na finalíssima da Taça de Angola e ter conquistado o troféu, o Recreativo do Libolo voltou a vencer o mesmo adversário, desta vez na última fase do Campeonato Nacional “final four”, por 113-89.

O encontro serviu para o encerramento da primeira volta nesta etapa da competição.

Os "militares", campeões nacionais e africanos, foram copiosamente derrotados por uma formação que procura se impor no basquetebol nacional, depois do terceiro lugar alcançado na época anterior na sua primeira presença no nacional.

Aguardava-se por um jogo equilibrado com o favoritismo a recair para os "rubro-negros" que possuem mais argumentos que o seu adversário. No entanto, além de contrariar o favoritismo, o Libolo humilhou os campeões não só pela diferença pontual mas também pela forma como obteve a vitória.

Os pupilos de Raúl Duarte, que não contaram com o extremo Carlos Morais, suspenso pela Federação Angolana (FAB), dominaram a partida do primeiro ao último quarto e muito cedo começaram a "construir" a diferença de 14 pontos.

Com uma boa defesa, o Libolo assumiu o comando do encontro e no primeiro período distanciou-se dos "militares" por oito pontos (29-21). Neste período, o 1º de Agosto apresentou-se sem garra e muito apático.

No quarto seguinte, embora o Libolo tenha entrado melhor, os comandados de Luís Magalhães mostraram algum sinal de recuperação e a três minutos para o final do período, com triplos seguidos de Miguel Lutonda e Mário Correia, reduziu para três pontos (39-36).

No entanto, num apice o Libolo voltou a distanciar-se e chegou ao intervalo vencendo por 52-39.

Na segunda parte, nos dois últimos quartos, a formação do Kwanza Sul só teve que gerir a vantagem. O 1º de Agosto conseguia reduzir no máximo para oito pontos, mas o Libolo, superior em todos os sectores, ampliava sempre para 10 a 15 pontos, até mesmo 25 (95-70).

A quatro minutos do fim os dois treinadores optaram por jogar com os atletas menos utilizados e o jogo perdeu a qualidade inicial, com as duas formações a aguardarem apenas pelo apito final.

Com 21 pontos, Omar Peterkin foi o melhor marcador do encontro, ao passo que Leonel Paulo destacou-se pela forma exitosa como defendeu Kikas Gomes e Felizardo Ambrósio e também como ultrapassou o MVP da primeira fase quando a sua equipa saia para o ataque.

Com esta derrota, o 1º de Agosto, até então principal candidato à revalidação do título, começa a repartir o favoritismo com a formação do Kwanza Sul que já a destronou da Taça de Angola.

Apesar da derrota, os "militares" mantém-se na liderança da prova com seis pontos, mais um que o Petro de Luanda (05) na segunda posição, os mesmos que o Libolo na terceira, ao passo que o ASA ocupa a quarta posição com três.

Com arbitragem de Carlos Júlio e David Manuel, as equipas alinharam da seguinte forma:

Libolo: Domingos Bonifácio (10), Sílvio Lopes (00), Olímpio Cipriano (17), Luís Costa (09), Gerson Monteiro (07), Adilson Câmara (05), Leonel Paulo (11), Abdel Gomes (02), Omar Peterkin (21), Reggie Moore (12), Feliciano Camacho (03), Milton Barros (16).

Técnico: Raúl Duarte

1º de Agosto: Filipe Abraão (03), Adilson Baza (06), Mário Correia (06),Kikas Gomes (06), Felizardo Ambrósio (03), Vlademir Ricardino (14), Francisco Jordão (07), Adolfo Quimbamba (06), Carlos Almeida (16), Miguel Lutonda (15), Rodrigues Mascarenhas (03), Hermenegildo Santos (04).

Técnico: Luís Magalhães

Resultados parciais: 29-21, 52-41 (intervalo), 82-66, 113-89 (final).

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 05/02/2019 12:21:17

    Resultados e classificação daTaça da Confederação

    Luanda - Resultados e classificação após a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Confederação em futebol, com o envolvimento do Petro de Luanda.

  • 03/02/2019 19:24:23

    1º de Agosto campeão da primeira volta à condição

    Luanda - O 1º de Agosto é o campeão da primeira volta do Girabola2018/19, à condição, com 30 pontos, mercê da vitória neste domingo frente ao Kabuscorp do Palanca, por 2-0, em jogo da 15ª jornada e última desta fase inicial da competição.

  • 03/02/2019 10:39:00

    Afrotaças: Petro almeja estreia auspiciosa em Argel

    Luanda - Sem o influente médio Job, por lesão, o Petro de Luanda procura estreia auspiciosa na fase de grupo da Taça da Confederação em futebol, quando defrontar, às 20 horas deste domingo, na Argélia, o Hussein Dey, para o grupo -D.

  • 01/02/2019 16:41:04

    Afrotaças: Petro a caminho da Argélia sem Job

    Luanda - Com a ausência do médio Job confirmada, por lesão nas costas, o Petro de Luanda seguiu na tarde desta sexta-feira para Argélia, onde defronta domingo o Hussein Dey, em jogo da primeira jornada do grupo - D da Taça da Confederação em futebol.