Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

10 Junho de 2010 | 23h39 - Actualizado em 10 Junho de 2010 | 23h51

1º de Agosto vence ASA e sagra-se campeão nacional

Basquetebol

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Jogo entre o 1º de Agosto (vermelho) e o ASA

Foto: Angop

Luanda - O 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão principal da Cidadela, o Atlético Sport Aviação (ASA) por 80-70 e sagrou-se, antecipadamente, campeão nacional de basquetebol sénior masculino, revalidando o título, a dois jogos do final da prova.

Com esta vitória, os "militares" somam 20 pontos na primeira posição e mesmo que percam os restantes dois desafios terminam com 22, pontuação impossível de ser alcançada por outra equipa. Por sua vez, ao vencer o Petro de Luanda por 87-83, o Libolo garantiu o segundo lugar (17 pontos).

Esta noite na Cidadela, os "aviadores" entraram decididos em adiar a festa dos campeões nacionais e aproximar-se do Petro de Luanda na disputa do terceiro posto. No entanto, encontraram um adversário experiente que jogou apenas para ganhar, sem espectáculo e muito rigor táctico.

O encontro, referente à 10ª jornada da fase final do campeonato (final four), foi marcado pela fraca eficácia de ambas, com destaque para os lançamentos exteriores, e inúmeras perdas de bola.

Na primeira parte, o ASA efectuou 11 lançamentos na linha dos três pontos e converteu apenas um, enquanto que o os "militares" marcaram o mesmo número em 15 tentados e perderam 14 ataques, mais dois que os "aviadores".

No final, os “aviadores” terminaram com 17 porcento (5/29) e o 1º de Agosto com 14 (4/28). Foi assim que as duas equipas protagonizaram o jogo medíocre, mas que valeu pelo equilíbrio e o rigor defensivo imposto por ambas.

Os pupilos de Luís Magalhães "mandaram" sempre no jogo obrigando o adversário a  "correr" atrás da desvantagem. No entanto, conseguiram apenas reduzir várias vezes a diferença, de 15 ou 10 para sete, até três, sem passar a frente no resultado.

Foi assim durante os quatro períodos de jogo que consagraram o 1º de Agosto campeão pela terceira vez consecutiva.

Com 21 pontos, Kikas Gomes foi o melhor cestinha, seguido de José Nascimento com 20.

Deste modo, o 1º de Agosto, com 16 títulos nacionais na sua galeria, aumenta para seis a diferença em relação ao Petro de Luanda, segundo no ranking.

Com arbitragem de Fernando Pacheco e Bunga Pedro, as equipas alinharam da seguinte forma:

ASA: Hélder Ortet (04), Rui Matias (02), Carlos Quibato (09), Mayzer Alexandre (01), Lifetu Selengue (08), José Nascimento (20), Eduardo Ferreira (00), Nivaldo Nsumbo (00), Faustino Santos (00), Simão Santos (12), Francisco Gonçalves (07), Luís Fernandes (07).

Técnico: Carlos Diniz

1º de Agosto: Filipe Abraão (00), Adilson Baza (03), Mário Correia (11), Kikas Gomes (21), Felizardo Ambrósio (19), Vlademir Ricardino (00), Francisco Jordão (05), Adolfo Quimbamba (00), Carlos Almeida (07), Miguel Lutonda (07), Hermenegildo Santos (00).

Técnico: Luís Magalhães

Resultados parciais: 7-22, 34-38 (intervalo), 51-59, 70-80 (final).