Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

16 Fevereiro de 2012 | 04h43 - Actualizado em 16 Fevereiro de 2012 | 04h44

FC Porto passa pelo 1º de Agosto e confirma presença na final

Basquetebol

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Benguela - O 1º de Agosto perdeu na noite de quarta-feira frente ao FC Porto por 63-70, no pavilhão Acácia Rubras em Benguela, na segunda jornada da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculinos, afastando a hipótese de revalidar o troféu.

A equipa angolana voltou a evidenciar falta de forma e confiança. O nível do plantel que possui não corresponde as exibições apresentadas não só na Supertaça Compal como também no Campeonato Nacional. O certo é que Mário Palma continua sem acertar neste seu regresso ao “Rio seco”.

Depois de uma primeira parte”apagada”, terminando com uma desvantagem de quatro pontos (30-34), os “militares” entraram melhor na segunda parte, pressionando o homem com bola e obrigarem o adversário a lançar sem preparação, além de melhorarem a eficácia ofensiva.

Depois da mudança de atitude, foi com naturalidade que deram a volta no marcador, passando alcançando uma vantagem de dois pontos no fim do terceiro período (50-48).

O último quarto foi “impróprio para cardíacos”, o 1º de Agosto, com o apoio dos seus adeptos, tentava limpar a imagem que tem deixado no Campeonato Nacional, idêntica a do primeiro período. O FC Porto, que havia perdido com o mesmo adversário, em casa, na jornada decisiva da segunda edição da Supertaça Compal, procurava a “vingança”.

Estes condimentos tornaram a ponta final do encontro mais interessante. Até ao último minuto ambas bateram-se de igual para igual. As igualdades 52-52, 61-61, 63-63 demonstram o equilíbrio nesta fase do jogo.

A um minuto e dois segundos do final, José Cásio, com um triplo, desfez o empate (66-63). Na resposta, os “militares” perderam o ataque e voltaram a sofrer mais dois pontos a 17 segundos (68-63).

Numa atitude de desespero os pupilos de Mário Palma ainda tentaram marcar, mas Carlos Almeida e Mário Correia não foram bem sucedidos e o campeão português ampliou para 70-63, fixando o resultado final.

Com esta vitória, o FC Porto apura-se para final onde vai defrontar o Petro de Luanda, que quarta-feira derrotou o Recreativo do Libolo.

A final terá lugar no pavilhão da Cidadela no domingo. Com arbitragem de Fernando Rocha, Fernando Pacheco e Domingos Simão, as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:

FC do Porto: Diogo João (04), João Soares (04), Miguel Miranda (11), André Boavida (00), David Gomes (00), Robert Johnson (19), Miguel Cardoso (00), Rui Lopes (00), José Cásio (06), Reginaldo Jackson (04), Carlos Andrade (10), João Santos (12).

Técnico: Moncho Lopez

1º de Agosto: Domingos Bonifácio (02), Filipe Abraão (00), Armando Costa (05), Mário Correia (02), Felizardo Ambrósio (11), Kikas Gomes (05), Carlos Almeida (08), Miguel Lutonda (12), Leonel Paulo (07), Hermenegildo Santos (00), Islando Manuel (00), Reggie Moore (11).

 

Técnico: Mário Palma

Leia também