Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

16 Abril de 2012 | 21h16 - Actualizado em 17 Abril de 2012 | 12h21

Um angolano pela décima sétima vez ao serviço dos Palancas Negras

Futebol

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

(Por Marcelino Camões)

Luanda - O técnico Romeu Filemon, contratado esta segunda-feira pela FAF para período de dois meses, é o décimo sétimo angolano a liderar a selecção. Contabilizam-se 29 profissionais que já orientaram os Palancas Negras ao longo de mais de 35 anos de futebol nacional.

O actual seleccionador substituiu o compatriota Lito Vidigal que chegou a acordo para rescisão do contrato de um ano assinado em Janeiro de 2011, com o órgão reitor do desporto “rei” alegadamente por incumprimento dos objectivos.

O antecessor do novo timoneiro do combinado nacional é o técnico nacional com o segundo melhor curriculum ao serviço do país, com inédito segundo lugar no CHAN2011 no Sudão e um apuramento ao CAN2012 no Gabão e Guiné Equatorial, onde não foi além da fase inicial.

O mais categorizado em termos de resultado é Oliveira Gonçalves com uma Taça das Nações em sub-20 (Etiópia2001) e consequente apuramento ao campeonato do mundo da categoria, qualificação ao mundial de sénior Alemanha2006 e quartos de final no CAN do Ghana2008.

Concretizou igualmente o “sonho” de liderar a selecção do seu país Zeca Amaral que, em 2011, preteriu o cargo em favor do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, onde viria a se sagrar campeão nacional.

A lista íntegra ainda Lutero da Mota (primeiro seleccionador nacional), Ferreira Pinto, Rui Clington, Chico Ventura, Amílcar Silva, Domingos Inguila, Joca Santinho, Arlindo Leitão, Nando Jordão, Carlos Queiroz, Carlos Alves, Mário Calado e o malogrado Mabi de Almeida.

Romeu Filemon vai ocupar interinamente o cargo de seleccionador nacional cumulativamente com o posto de treinador do 1º de Agosto até Junho/Julho próximo, período em que Angola vai defrontar o Uganda e Libéria, para as eliminatórias de acesso ao CAN2013 e Mundia2014.

Nas primeiras declarações à imprensa (hoje), afirmou que "quando somos chamados para uma determinada missão, fundamentalmente esta, não podemos rejeitar. É um sentimento de tranquilidade e de orgulho, não obstante ser processo transitório".

 

Perfil de Romeu Filemon

Embora não tenha uma folha de serviço recheada de êxitos, Romeu Filemon destacou-se no futebol angolano pela ousadia e inúmeras soluções tácticas nas equipas em que trabalha desde que optou pela carreira de técnico de futebol em 1995, após formação superior na Ucrânia, onde também fez o mestrado em Ciências de Educação.

Notabilizou-se também através do trabalho que desenvolveu em equipas de pequeno porte por onde passou obtendo bons resultados ao lado de adversários de maior estrutura competitiva e financeira que militam no Girabola.

Natural de Benguela, 47 anos, actual técnico do 1º de Agosto tem na “bagagem” uma Taça de Angola como líder do Sonangol do Namibe em 2004 e passagens pelo 1º de Maio de Benguela, Académica do Lobito, Benfica do Lubango, Académica do Soyo e Santos FC na época transacta.

Em 2007 foi contratado pela FAF para coordenar o futebol jovem no país e orientar a equipa de Sub-20, numa carreira que se previa auspiciosa, mas que nunca foi sua aposta. A paixão era mesmo a docência.

Apesar de ser hoje um treinador da elite do futebol angolano, Romeu Filemon não ambicionava a carreira de técnico. Sonhava com a docência até realizar vários cursos de treinamento em Angola e de ter sido recrutado pela então Secretaria de Educação Física e Desportos para formação na Ucrânia.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 28/10/2018 14:11:33

    Futebol adaptado: Angola abre mundial com Ucrânia

    Luanda - A selecção nacional de futebol para amputados defronta a Ucrânia a uma hora de segunda-feira ( 19 horas locais deste domingo), em jogo inaugural, Grupo D, do Campeonato do Mundo, iniciado sábado em Guadalajara (México).

  • 26/10/2018 01:37:32

    Afrotaças: "Perdemos a eliminatória em casa" - Ivo Traça

    Luanda - O técnico-adjunto do 1º de Agosto, Ivo Traça, admitiu quinta-feira, na capital do país, que a equipa perdeu a eliminatória das meias-finais da Liga de Clubes Campeões Africanos em futebol, no jogo da primeira - mão (dia 3), no Estádio 11 de Novembro, devido a vitória mínima de 1-0.

  • 23/10/2018 21:31:01

    Árbitro tendencioso tira D'Agosto da final da Liga

    Luanda - A actuação tendenciosa do árbitro zambiano Janny Sikazwe contribuiu significativamente no impedimento do 1º de Agosto atingir a final da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, ao perder diante do Esperance de Túnis, por 2-4, em jogo da meia-final da prova, disputado hoje, no Estádio Olímpico de Radés, na Tunísia.

  • 23/10/2018 14:12:54

    Futebol: Escola Brincando Com a Bola necessita de apoio

    Luanda - A escola de futebol denominada Brincando Com a Bola, situada no distrito do Zango, no município de Viana, em Luanda, necessita de apoios para a vedação, terraplenagem do campo e para aquisição de outros materiais de apoio.